fbpx
Pular para o conteúdo

Macrorregião oeste registrou 87 casos da Doença de Chagas

Image

A macrorregião de saúde que atua em 53 do oeste de Minas divulgou resultados de um grupo de trabalho da doença de chagas. Uma das metas é ampliar os testes na região.

O grupo de trabalho da doença de chagas da macrorregião de saúde oeste atua há dois anos. O objetivo é fortalecer a vigilância contra a doença e o transmissor, bem como acompanhar o tratamento de pacientes.

De novembro do ano passado a setembro de 2022, 190 barbeiros foram capturados na macrorregião de saúde oeste. Este ano cerca de 500 pessoas foram testadas e 87 testaram positivo para a doença. No ano passado haviam sido 17.

Estima- se que 18 milhões de pessoas tenham a doença no mundo. No Brasil duas mortes foram registradas em 2022, no estado do Pará. Dados divulgados em 2021 pela Organização Pan-Americana da saúde (OPAS) alertam que 70% das pessoas que vivem com a doença não sabem que estão infectadas.

A doença de chagas é causada pelo protozoário denominado trypanosoma cruzi, que entra na corrente sanguínea e nas fibras musculares, especialmente as cardíacas e digestivas. A melhor forma de prevenção ainda é o controle do transmissor, o inseto barbeiro.