fbpx
Pular para o conteúdo

Golpes pelo celular aumentaram quase 17% só no último ano

Image

O número de golpes de redes sociais cresceu muito nos últimos anos. Em 2021, foram mais de quatro milhões de tentativas de fraudes no Brasil. Os dados são da Serasa Experian – um aumento de 16,8% em comparação com 2020.

Com certeza você já passou ou conhece alguém que teve Whatsapp ou Instagram hackeado. Golpes em redes sociais tem se tornado cada vez mais frequentes.

O perfil é sempre o mesmo. Ou vendem móveis pelo Instagram ou pedem dinheiro pelo Whatsapp. Conversar com o dono da rede social por áudio ou realizar uma ligação é uma das formas de não cair no golpe.

Criminosos enviam mensagens com ofertas de trabalho duvidosas. As chances de ganho são maiores do que as praticadas pelo mercado. Especialistas recomendam não fazer contato com os números enviados nas mensagens. FOTO: Reprodução

Para a Polícia Civil, o excesso de informações nas redes sociais tem facilitado o surgimento de novos golpes com cada vez mais dados disponíveis. A clonagem das redes se tornou o golpe favorito dos últimos anos.

Foi assim com o João. Um indivíduo usou sua foto em um contato do Whatsapp e tentou aplicar o golpe em algumas pessoas, entre elas, a sua própria mãe.

Mesmo sendo difícil localizar o golpista, a Polícia Civil orienta que a população denuncie. No caso do João, as precauções serão ainda maiores. De agora em diante, nada de deixar telefone celular ou e-mail disponíveis nas redes.