fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Educação
  • Associação dos catadores de recicláveis de Divinópolis aguarda mudança de sede após promessa da prefeitura

Associação dos catadores de recicláveis de Divinópolis aguarda mudança de sede após promessa da prefeitura

Image

A nova sede será no Centro Industrial, no bairro Icaraí. A associação de coletores de materiais recicláveis de Divinópolis funciona há 10 anos na avenida autorama, mas as condições são precárias. Falta energia elétrica e, às vezes, até água. O esgoto corre a céu aberto. Sem energia, não há nem mesmo como guardar ou esquentar as refeições. Com as chuvas, poças d’água se misturam aos materiais recolhidos. A expectativa é de que tudo seja resolvido com as novas instalações, até o fim do ano.

A situação da Ascomare chegou ao Ministério Público. Em julho, a vereadoras Lohanna França (PV) esteve no local e fez uma denúncia. O terreno onde funciona o centro de triagem é alugado pela prefeitura de Divinópolis. Mas o local foi vendido e o novo proprietário vai ocupar o espaço. A venda acelerou a mudança da associação.

A precariedade do ambiente soma-se à falta de planejamento da coleta seletiva. A maior parte do material recolhido na cidade vai direto para o aterro sanitário. Apenas 50 quilos de material chegam à Ascomare pelo caminhão da empresa de coleta de lixo do município. Quando é feita a triagem pelos profissionais, esse número cai para 25 quilos. Estima-se que apenas 2% das 4.290 toneladas de lixos geradas mensalmente em Divinópolis são recicladas. As conversas com a prefeitura continuam, a promessa é de que tudo seja resolvido com a nova sede.