Especialista dá dicas de como lidar com o luto, e evitar traumas - Portal MPA

Publicidade

Especialista dá dicas de como lidar com o luto, e evitar traumas

Postado em 18/05/2022 11:40
Publicidade

 

Especialista em psicanálise Shayara Arantes informa sobre os processos do luto. À primeira vista, ssa palavra é carregada de preconceitos e paradigmas. Durante a pandemia muitas pessoas tiveram de enfrentar o luto de uma forma inesperada. Falar sobre as perdas é o caminho mais importante para aceitação. Durante entrevista aoprograma Bom Dia Divinópolis, do  Sistema MPA de Comunicação a psicanalista, Shayara Arantes falou sobre o tema.

Não falar sobre nossas perdas, se fazer de forte, resistir à dor da perda e do luto é não realizar o que chamamos de “trabalho do luto”. E isso pode gerar uma espécie de “luto acumulado”, provocando três saídas patológicas decorrentes disso: a culpa, a raiva e os estados melancólicos e depressivos.

Todas essas situações podem desencadear algo mais grave como os estados traumáticos “do ser” em que o trauma não dito, não elaborado, não significado, não rememorado pode levar à paralisação da dimensão social, emocional e física do sujeito. Em termos de diagnósticos temos o Estresse pós-traumático e os estados de Depressão Maior com e sem sintomas psicóticos. Para ajudar as pessoas a lidar com o luto a profissional convida a população a conhecer as dicas e orientações na rede social @shaypsicanalista

Publicidade