O assunto saúde volta a ser foco de discussão. A superlotação da UPA durante o feriado prolongado fez o município fazer uma reorganização do processo assistencial das Unidades de Atenção Primária de Divinópolis. A demora no atendimento virou caso de policia. A gestão da unidade de urgência e emergência fez um registro contra o vereador, Hilton de Aguiar (MDB) durante uma fiscalização.
Hilton denunciou a superlotação da UPA no feriado prolongado. Na entrevista o parlamentar ainda enfatizou que não entrou em nenhuma sala de acesso restrito. Ele estava no local para averiguar a denuncia de demora no atendimento. Na oportunidade ele disse que muitas pessoas estavam no local porque as unidades de atenção primária estavam fechadas.
O Sistema MPA de Comunicação teve acesso a um levantamento feito pelo presidente da Câmara, o vereador Eduardo Print Junior (PSDB). O estudo mostra o volume de atendimento durante os feriados de 2022 e 2023. Os dados deixam claro que a suspensão do atendimento nos PSFs e postos aumenta a demanda de trabalho na UPA 24 horas.
Em todos os feriados o número de atendimentos é superior a 200 procedimentos. No carnaval de 2023 que foi o período pivô da polemica, foram realizados 375 atendimentos pela equipe de plantão da UPA Padre Roberto. O levantamento será usado pelas lideranças políticas para exigir da Secretaria de Saúde uma escala de plantão da atenção primária durante os feriados.
Veja os dados