fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Planeta Diário
  • Viu em casa? Conheça o pernilongo gigante, inseto que não se alimenta de sangue e combate a dengue

Viu em casa? Conheça o pernilongo gigante, inseto que não se alimenta de sangue e combate a dengue

Image

A Tipula, também conhecida como pernilongo gigante e por diversos outros nomes, é um inseto da família Tipulidae, que, pela má fama dos pernilongos comuns, é temida por parte da população por pensarem que o inseto se alimenta de sangue.

Porém, na verdade, a Tipula pertence a uma família distinta dos pernilongos (Culicidae), o que confere a ela hábitos bem diferentes, apesar de aparência similar. A maior diferença é que o “pernilongo gigante” não se alimenta de sangue, ou seja, não é hematófago como os Culicidae.

E essa é apenas uma das características que o diferenciam de seus companheiros hematófagos. A tipula se alimenta de seiva ou néctar de flores e não causa nenhum perigo ou doenças aos humanos. Outra função que os pernilongos gigantes possuem é a seguinte: durante sua fase larval, as larvas das tipulas são predadoras de larvas do Aedes Aegypti, atuando como um controle natural da dengue. Além disso, algumas espécies são predadoras dos mosquitos verdadeiros.

CARACTERÍSTICAS FISIOLÓGICAS E ONDE VIVEM

Esse inofensivo inseto é bem fácil de ser identificado: suas patas são, em média, 10 vezes maiores que o próprio corpo, este variando de 2 a 100 mm de comprimento. Seu tórax é em formato de “V”, bem distinguível dos pernilongos verdadeiros.

Outras características que os diferenciam dos mosquitos e hematófagos são a ausência de escamas em suas asas e as bocas não são adaptadas para picar e sugar, pois não se alimentam de sangue. Os tipulas estão espalhados pelo mundo, com diversas variações de tamanho, mas seguem essas características principais.

Presente nas américas, África, Ásia, Europa e Oceania, o inseto é um grande fã de ambientes iluminados. Ele é atraído pelo calor das lâmpadas e a utiliza para poder descansar. Por acaso, se o pernilongo gigante adentrar sua casa, não o mate. Abra janelas e o guie de volta à natureza, pois ele não lhe causará mal algum.

Portanto, as tipulas, pelo comportamento predatório em fase larval, são importantes agentes de controle da dengue, zika e chikungunya, além de não causar mal a seres humanos.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
()
x