O papa Francisco, em convalescença após sua longa hospitalização devido a uma pneumonia bilateral, fez uma aparição surpresa na Praça de São Pedro, no Vaticano, neste domingo (6), para saudar e abençoar os fiéis. “Bom domingo a todos. Muito obrigado”, disse o pontífice de 88 anos, com uma voz fraca, mas mais audível do que quando deixou o hospital em 23 de março.
O jesuíta argentino apareceu em uma cadeira de rodas e com cânulas de oxigênio nasal, duas semanas após sua alta do hospital Gemelli de Roma. Diante de milhares de câmeras e celulares, Francisco abençoou os fiéis reunidos na Praça de São Pedro. Em seguida, cumprimentou, um a um, algumas pessoas atrás do altar instalado no local.
Ao término da celebração, Francisco presenteou os participantes fazendo uma surpresa a todos, deixando-os comovidos: apresentou-se brevemente diante do altar, em sua cadeira de rodas. Detendo-se em poucos minutos, o Papa acenou aos presentes, abençoou-os e fez uma saudação.
Antes de saudar os peregrinos e os fiéis na praça, o Santo Padre recebeu o sacramento da reconciliação na Basílica de São Pedro, deteve-se em oração e atravessou a Porta Santa.
Por fim, ao término da Missa foi lida uma mensagem de Francisco de agradecimento:
Sua Santidade o Papa Francisco sauda com afeto todos os que participaram desta celebração e agradece do fundo do coração as orações dirigidas a Deus pela sua saúde, desejando que a peregrinação jubilar seja rica de frutos. Ele lhes concede a bênção apostólica, estendendo-a aos entes queridos, aos doentes e aos sofredores, bem como a todos os fiéis hoje reunidos.