Publicidade

Estudante de biologia encontra peixe com parasita na boca ao invés da língua

Postado em 07/06/2021 7:40

Reprodução/Facebook/Don Marx

Um estudante de biologia marinha da Cidade do Cabo, capital da África do Sul, fotografou um peixe com um parasita no lugar da língua. Nada muito tenebroso para um aluno da área. No entanto, ao enviar o clique a um professor de zoologia veio a surpresa: Don Marx, 27, foi informado de que a espécie na boca do hospedeiro ainda era desconhecida pela ciência.

O parasita é popularmente conhecido como peixe-comedor-de-língua. Mas, de peixe não tem nada. Trata-se de um crustáceo, que começa a vida como macho, à deriva no oceano. Eles encontram um peixe hospedeiro e entram pelas guelras.  Daí se prendem aos arcos das guelras, até que tenham idade suficiente para mudar para o gênero feminino.

E é como fêmea que a situação fica um tanto, digamos, visceral: Ela se move para a língua, onde morde e interrompe a circulação sanguínea, fazendo com que se desintegre. Todo esse esforço tem uma recompensa. O parasita simplesmente substitui a função da língua do peixe e sobrevive do sangue e da mucosa do hospedeiro, ricos em nutrientes.

Advertisement

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!