Cientistas conseguem captar imagens de peixe com cabeça transparente - Portal MPA

Publicidade

Cientistas conseguem captar imagens de peixe com cabeça transparente

Postado em 23/01/2022 7:40
Publicidade

(Fonte: MBARI / Reprodução)

Os cientistas do Monterey Bay Aquarium Research Institute (MBARI) na Califórnia Estados Unidos, detectaram um novo avistamento raro na zona crepuscular do oceano local, semanas após a revelação de imagens da água-viva-fantasma. Agora, o novo protagonista capturado pelas câmeras do ROV Tiburon é o peixe-olhos-de-barril (Macropinna microstoma), um ser com cabeça transparente que habita regiões de escuridão total.

Descoberto em 1939 por W. M. Chapman, o peixe-olhos-de-barril foi fotografado vivo pela primeira vez em 2004, visto apenas nove vezes após mais de 5,6 mil mergulhos bem-sucedidos e mais de 27,6 mil horas de vídeo. Habitante de profundidade marítima entre 600 e 800 metros, o animal se esconde em zonas com ausência de luz para manter a temperatura do corpo e evitar que sua frágil cabeça seja afetada.

O M. microstoma, pertencente à família Opisthoproctidae e único sobrevivente da família Macropinna, podem ser encontrados no Mar de Bering, Japão e Baja Califórnia, pairando quase imóvel nas águas e detectando suas presas pequenos crustáceos e sifonóforos pelas silhuetas, devido à pouca iluminação. Indivíduos adultos podem alcançar até 15 centímetros de tamanho.

Publicidade