fbpx
Pular para o conteúdo

Cientistas descobrem nova espécie de dinossauro

Image
Fonte: Museu de História Natural de Eromanga

Fonte: Museu de História Natural de Eromanga

Uma espécie totalmente nova de dinossauro gigante acabou sendo descoberta pelos paleontólogos do Museu de História Natural de Eromanga, na Austrália. Com nome científico de Australotitan cooperensis, o dinossauro foi carinhosamente apelidado de “Cooper” pelos pesquisadores e faz parte da maior espécie a já ter existido em toda a Oceania.

O termo Australotitan, que pode ser traduzido do latim para “titã do sul”, é um saurópode medindo cerca de 30 metros de largura e 6 metros de altura. Para métodos de comparação, o dinossauro possuía o tamanho de uma quadra de basquete profissional e pesava o equivalente a “1,4 mil cangurus vermelhos”, descreveu o museu.

Os primeiros indícios do gigante dinossauro foram descobertos perto de Cooper Creek, um dos rios mais importantes da Austrália e um dos 100 maiores no mundo. Esse foi um dos motivos para a espécie ter sido batizada de “cooperensis”. Embora não exista nenhuma evidência de que outras espécies tenham coexistido, essa é uma das quatro espécies de saurópodes conhecidos por ter vivido na região.

De acordo com as análises feitas pelos pesquisadores sobre os fósseis encontrados, Cooper e seus familiares viveram entre 92 milhões e 96 milhões de anos atrás. Nessa época, estudos indicam que a Austrália ainda era conectada com a Antártida e os animais transitavam livremente pela região mais extrema ao sul do planeta.