Publicidade

Polícia Civil conclui inquérito de acidente e divulga ações da Semana Nacional do Trânsito

Postado em 18/09/2020 15:06

Nesta sexta-feira (18), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) divulgou o resultado da investigação do acidente envolvendo uma carreta e um carro, ocorrido em 17 de junho deste ano, na MGC-356, altura do bairro Santa Lúcia, região Centro-Sul de Belo Horizonte. O motorista do caminhão carregado com cervejas perdeu o controle em uma curva, próximo ao shopping Ponteio, invadiu a contramão e atingiu um automóvel.

Ambos os veículos caíram em um barranco, e o motorista do carro, de 43 anos, faleceu no local. Embora debilitado, o motorista da carreta, de 42 anos, estava consciente no momento do resgate e alegou que houve falha nos freios do veículo.

A versão do caminhoneiro foi dissipada pela perícia do Instituto de Criminalista da PCMG, que atestou que o sistema de frenagem e demais componentes estavam funcionando em perfeitas condições. A análise do localizador da carreta demonstrou que, durante o trajeto feito, o motorista ignorou diversas placas de sinalização que indicavam a proibição do trânsito de veículos daquele porte na via. “No local onde ocorreu o acidente, a velocidade permitida era de 60 km/h. O perito constatou que a carreta estava a aproximadamente 100 km/h. Tendo em vista o tamanho da carreta articulada e a quantidade de produtos que ele carregava, com 31 toneladas de latas de cerveja, por causa da atitude imprudente do motorista, não foi possível fazer a curva, e aconteceu essa tragédia”, informa o delegado Rodrigo Fagundes, da Divisão Especializada em Prevenção e Investigação de Crimes de Trânsito (DEPICT).

Após os fatos, o motorista da carreta ficou cerca de um mês no hospital, mas faleceu em razão das lesões provocadas pelo acidente. Por esse motivo, não houve indiciamento do suspeito. O inquérito será encaminhado à justiça para providências cabíveis.

 

 

Semana Nacional do Trânsito

A divulgação do resultado do inquérito marca o início da Semana Nacional do Trânsito (SNT), período dedicado às ações que visam à redução de acidentes e à conscientização de todos por um trânsito mais seguro. As atividades acontecem até o próximo dia 25.

A coordenadora de Educação de Trânsito do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), delegada Amanda Curty, explica que a SNT foi estabelecida desde a criação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em 1997. O evento é anual e envolve todos os órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito. O Detran-MG programou atividades, principalmente em ambiente virtual, que buscam a sensibilização de todos para a redução de acidentes e de mortes no trânsito do país. Serão realizadas cinco lives com temas relacionados, além de palestras para estudantes, reforçando a importância de atitudes responsáveis no trânsito.

A mensagem da SNT 2020 é: “Perceba o risco, proteja a vida!”. O tema, escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), será abordado por meio de ações educativas voltadas à reflexão da sociedade sobre comportamentos que podem colocar em risco a vida dos mais vulneráveis. “É importante lembrar que o artigo 29 do Código de Trânsito diz que os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores e de pedestres”, reforça a delegada.

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade

Noticias relevantes:

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!