fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Trânsito
  • Ação faz alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

Ação faz alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

Image

Uma ação no Terminal Rodoviário de Divinópolis, em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. No local, foram colocados faixas e inseridas cruzes para demonstrar que por trás de cada um dos milhares de números frios das estatísticas de mortos e dos feridos do trânsito brasileiro há um rosto, uma história de vida interrompida. A ação tem como objetivo aumentar a consciência pública em relação perda de um ente querido devido a um sinistro de trânsito. Além disso, ela almeja também trazer a reflexão para a quantidade de vítimas em acidentes e enfatizar a importância de colocar sempre a segurança em primeiro lugar.
 
Para a educadora de trânsito, Consuelo dos Santos, essa data é mais do que um dia no calendário. “O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito representa a oportunidade para lembramos das vítimas dessas tragédias sobre rodas, absolutamente previsível e evitável que, por isso mesmo, não pode ser classificada como acidente. Em Divinópolis, até o mês de setembro tivemos 4.225 acidentes e 28 mortes no trânsito. Precisamos lembrar das vítimas e aprender com as tragédias para evitar que elas se repitam, até em respeito a elas e seus familiares”, pontuou.
 
Além disso, Consuelo aborda também sobre a importância de lembrarmos não apenas das pessoas que morreram em decorrência dos acidentes, mas também das vidas impactadas por ele. “Devemos ajudar as vítimas que sobreviveram e apoiar os familiares e amigos, que não aparecem nas estatísticas, mas sofrem as consequências da violência no trânsito com a perda de um ente querido,” relatou.
 
O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005, por meio da Resolução 60/5, como sendo o terceiro domingo do mês de novembro.