Itaúna confirma três casos da variante Ômicron da Covid-19 na cidade - Portal MPA

Publicidade

Itaúna confirma três casos da variante Ômicron da Covid-19 na cidade

Postado em 28/12/2021 17:15

Covid-19: o que se sabe até agora da variante Ômicron

Covid-19: variante Ômicron. Foto: Fiocruz

 

A Superintendência Regional Oeste de Saúde de Minas confirmou nesta terça-feira, 28, os três primeiros testes positivos em Itaúna pela variante Ômicron do novo Coronavírus. Tratam-se de três pacientes do sexo feminino com idades de 27, 35 e 42 anos respectivamente. Em todos os casos as mulheres se encontram bem, sem necessidade de internação hospitalar. Destaque na condução da pandemia por sua total transparência, a Prefeitura de Itaúna reforça mais uma vez que o momento é de atenção, sem pânico, com cuidados básicos e esquema vacinal completo.

Variante Ômicron

Estudos em todo o mundo estão pintando um quadro consistente de que a ômicron é menos agressiva do que a variante delta, com uma chance até 70% menor de pessoas infectadas acabarem no hospital. Em coletiva realizada hoje, 28, O secretário estadual de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti , destacou que as evidências apontam que a ômicron é mais contagiosa, mas provoca casos menos graves. “Ela tem uma lesão pulmonar menor do que as outras variantes, apesar de ter uma carga viral na mucosa oral nasofaringe maior. Ou seja, ela é mais infectante, mas causa menos doença pulmonar. Geralmente, as doenças pulmonares e de coagulopatias que são as maiores causas de óbito da doença”, afirmou.

Advertisement

 Gripe

Em todo o país estamos presenciando um aumento exponencial nos casos de síndrome gripal. O vírus da gripe influenza circula durante todo o ano porém, em dezembro, o crescimento de casos é maior e mais evidente. Dentre outras situações, a baixa cobertura vacinal tem sido hipótese relevante para a incidência aumentada de casos. Em qualquer caso a busca de orientação médica é indispensável, bem como a testagem. Em Minas Gerais, segundo o Governo do Estado, certa de 73% do público-alvo já tomou a vacina contra a gripe.

Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade