fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • Covid-19: nova remessa de ‘kit intubação’ chega para hospitais do Centro-Oeste de Minas

Covid-19: nova remessa de ‘kit intubação’ chega para hospitais do Centro-Oeste de Minas

Image

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) envia para 78  unidades hospitalares, em 68 municípios, 39.715 unidades de fentanila, remifentanila, cisatracúrio e atracúrio. Os insumos são direcionados a instituições que se encontram com níveis de disponibilidade dos medicamentos considerados críticos.
 
Os itens são essenciais para a sedação dos pacientes em tratamento da covid-19, sendo que o fentanil foi adquirido pelo Governo de Minas e, os demais, pela União.

Esta remessa vem sendo disponibilizada desde 2/6.  Os sedativos são suficientes para cobertura de quatro a sete dias.

As seguintes cidades da região receberam os medicamentos: Bambuí, Formiga, Itaúna, Lagoa da Prata e Nova Serrana. Veja abaixo os hospitais, a quantidade e as medicações:

Atracúrio

Cidade Hospital Quantidade
Formiga Santa Casa de Caridade 25
Formiga Hospital de Campanha Covid 75 (especificado pela SES-MG como estoque)
Lagoa da Prata Fundação São Carlo 200
Itaúna Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Sousa Moreira 75

Monitoramento
 
A SES-MG, juntamente com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), faz o levantamento periódico dos quantitativos dos prestadores e fornecedores de medicamentos e insumos das unidades hospitalares. 
 
Também é monitorado o abastecimento de fármacos nas redes públicas e privadas de assistência médico-hospitalar, que devem informar regularmente à SES-MG sobre estoques disponíveis de medicamentos e insumos.
 
O monitoramento é feito a partir da autodeclaração e preenchimento de formulário. Assim que cada remessa chega ao estado, o resultado do monitoramento semanal é analisado para distribuição aos hospitais em situação mais crítica e conforme disponibilidade do estoque. A sugestão de distribuição é validada junto a uma comissão da SES-MG e do Cosems-MG.
 
Confira a relação de medicamentos:
 
Fentanila: 21.350
 
Remifentanila: 3.815
 
Cisatracúrio: 8.300
 
Atracúrio: 6.250
 
Total: 39.715