fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • China cancela compra de respiradores pela Bahia, e carga fica retida nos EUA

China cancela compra de respiradores pela Bahia, e carga fica retida nos EUA

Image
Jamie Baggett, 28, no hospital usando uma máscara de oxigênio antes de seu diagnóstico

Os estados do Nordeste compraram uma carga de respiradores artificiais chineses. No entanto, as 600 unidades do equipamento estão retidas no aeroporto de Miami (EUA), onde faziam conexão aérea para serem enviadas ao Brasil. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

Segundo o governo da Bahia, o contrato no valor de R$ 42 milhões foi cancelado pela empresa fornecedora sem maiores explicações, no início da semana. “Alegaram apenas razões técnicas”, afirmou o secretário da Casa Civil da Bahia, Bruno Dauster.

Ainda de acordo com a Folha, a desconfiança é que os equipamentos se destinem agora ao combate da crise do coronavírus nos EUA, que teriam acertado pagar mais à empresa chinesa. “Estamos indo atrás de outro fornecedor”, disse Dauster. O valor não chegou a ser desembolsado pelo governo baiano.

Apesar do risco de haver novos cancelamentos, governadores seguem recorrendo à China, por falta de opção. Em entrevista coletiva no início da semana, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, já havia sinalizado a dificuldade de comprar os equipamentos médicos de proteção por conta da demanda mundial pelos produtos.