fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Saúde
  • BBC News: Coronavírus declarado emergência mundial de saúde pela OMS

BBC News: Coronavírus declarado emergência mundial de saúde pela OMS

Image
BBC BREAKING NEWS

BBC BREAKING NEWS

O novo coronavírus foi declarado uma emergência global pela Organização Mundial da Saúde, à medida que o surto continua se espalhando para fora da China.

“O principal motivo dessa declaração não é o que está acontecendo na China, mas o que está acontecendo em outros países”, disse o chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

A preocupação é que ela possa se espalhar para países com sistemas de saúde mais fracos.

Atualmente, o número de mortos é de 170 pessoas na China.

A OMS disse que houve 98 casos em 18 municípios fora da China, mas nenhuma morte.

A maioria dos casos surgiu em pessoas que viajaram da cidade chinesa de Wuhan, onde o surto começou.

No entanto, houve oito casos de infecção de homem para homem – na Alemanha, Japão, Vietnã e Estados Unidos.

O Dr. Tedros, falando na conferência de imprensa em Genebra, descreveu o vírus como um “surto sem precedentes” que recebeu uma “resposta sem precedentes”.

Ele elogiou as “medidas extraordinárias” da China, tomadas para impedir que ela se espalhe.

Quando isso aconteceu no passado?

A OMS declara uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional quando há “um evento extraordinário determinado … a constituir um risco à saúde pública de outros estados por meio da disseminação internacional de doenças”.

Ele já havia declarado cinco emergências globais de saúde pública:

  • Gripe suína, 2009 O vírus H1N1 se espalhou pelo mundo em 2009, matando mais de 200.000 pessoas, e uma emergência de saúde pública foi chamada para garantir que o mundo estivesse monitorando cuidadosamente sua propagação e capaz de responder, inclusive com vacinas.
  • Pólio, 2014 – Embora mais próximo do que nunca da erradicação em 2012, o número de pólio aumentou em 2013. Foi declarada uma emergência devido ao temor de que a luta global contra sua erradicação possa enfrentar um grande revés.
  • Zika, 2016 – A OMS declarou o Zika uma emergência de saúde pública em 2016, depois que a doença se espalhou rapidamente pelas Américas. Embora para muitos sintomas do zika sejam leves, pode ser perigoso para mulheres grávidas e a emergência foi chamada para estimular pesquisas urgentes.
  • Ebola, 2014 e 2019 – A doença mortal foi declarada duas vezes uma emergência de saúde pública. O primeiro durou de agosto de 2014 a março de 2016, quando quase 30.000 pessoas foram infectadas e mais de 11.000 morreram na África Ocidental. A OMS citou “a virulência do vírus, os intensivos padrões de transmissão das comunidades e unidades de saúde e os fracos sistemas de saúde” nos países afetados. Uma segunda emergência foi declarada no ano passado, quando a doença se espalhou na República Democrática do Congo.

https://www.sistemampa.com.br3/noticias/saude/coronavirus-o-que-significa-a-oms-declarar-emergencia-global-de-saude-publica/

fonte: https://www.bbc.com/news/world-51318246