Samu realiza encontro mineiro das Cordenações de Frotas - Portal MPA

Publicidade

Samu realiza encontro mineiro das Cordenações de Frotas

Postado em 27/09/2021 8:38

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste) realizará nesta quinta-feira, 23 de setembro, de 08 às 18 horas, no auditório vermelho da Faculdade Pitágoras em Divinópolis, o I Encontro Mineiro das Coordenações de Frotas do SAMU 192. O evento que tem como objetivo fazer um intercâmbio de experiências e abordar temas de gestão eficiente de frotas e liderança estratégica das equipes de condutores socorristas, é específico para coordenadores de frotas dos Consórcios de Saúde de Urgência de Minas Gerais e também dos SAMU’s municipais, e seus auxiliares.

De acordo com o coordenador de frotas do CIS-URG Oeste, Arthur Medeiros, o Encontro se faz necessário diante do momento atual, onde a demanda de atendimento do Serviço aumentou. “O encontro surgiu da necessidade constante de troca de experiências entre as coordenações de frotas do estado, onde em um único local o gestor poderá compartilhar suas experiências e também adquirir conhecimento acerca da manutenção da frota e liderança das equipes que conduzem as unidades, que têm um papel muito importante na conservação e consequentemente na economia de recursos, resultando em um serviço cada vez mais eficiente para população”, destaca.

O evento cumprirá os protocolos de prevenção à COVID-19 e contará com a participação da coordenadora estadual dos serviços móveis de urgência e emergência da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), Adriana Almeida, do condutor socorrista e instrutor do SAMU de Brasília, Ronaldo Macário, do coordenador geral do SAMU de Joboatão dos Guararapes, em Pernambuco, Fábio Marinho e de outros convidados que são referência para as coordenações de frotas.

Advertisement

Lançamento de uma nova funcionalidade do aplicativo 192 Fácil

O SAMU tem o aplicativo “192 Fácil”, onde ao baixá-lo em um smatphone, o usuário cadastra o nome, data de nascimento, telefones e locais favoritos (como casa e trabalho) e caso precise de socorro, basta acionar o aplicativo e ligar por ele para o 192. Automaticamente todas as informações cadastradas já serão carregadas na tela da central de regulação, que prossegue o atendimento.

No Encontro, uma das palestras será ministrada por Paulo Henrique Vossio Barros e terá como tema as novas tecnologias em favor da eficiência do Serviço. Um ponto principal de ser mostrado é a nova funcionalidade do aplicativo, que permite ao usuário acionar a Central 192 através de uma chamada de voz via dados (VoIP). Essa funcionalidade vai facilitar o contato de regiões rurais que não têm cobertura de rede celular, mas possuem alguma conexão de internet (ex: rádio ou satélite).

O secretário executivo do CIS-URG Oeste, José Marcio Zanardi, enfatiza que esta nova funcionalidade trará benefícios no atendimento à população. “A região centro-oeste tem muita área rural e é importante o Serviço chegar ao paciente no menor tempo possível. Em casos de urgência e emergência, todo segundo faz diferença. Não tenho dúvidas que essa nova funcionalidade do aplicativo trará melhorias para o atendimento do SAMU”.

Fonte: Samu Centro Oeste 

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade