fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Religião
  • Calendário da Religiosidade Popular será aberto neste dia 26 no centro de Divinópolis

Calendário da Religiosidade Popular será aberto neste dia 26 no centro de Divinópolis

A missa conga abre o calendário da religiosidade popular em Divinópolis. As Festas de Reinado, Santa Cruz, São Benedito e Cosme e Damião somam quase 30 eventos no cronograma festivo da cidade. A abertura oficial em 26 de maio, com as Guardas de Catupé, Moçambique e Marinheiros, na missa conga. O evento religioso será às 15 horas, no Santuário de Santo Antônio. Além da missa, o Café de São Benedito também será servido.

A celebração religiosa comemora a assinatura pela princesa Isabel da Lei Imperial nº 3.353 – a conhecida Lei Áurea –, de 13 de maio de 1888, que aboliu a escravatura no Brasil.

As Festas de Reinado são 15 eventos durante o ano. Começam em 14 de junho, no bairro Campina Verde, e passam por São Judas, Branquinhos, Amadeu Lacerda, Tietê, Porto Velho, Espírito Santo, Vale do Sol, Alto São Vicente, Cacoco de Cima, São José, Vila Romana, Interlagos/Dona Quita e Praça do Mercado. As festas terminam em outubro.

As Festas de São Benedito serão realizadas nos bairros Nova Fortaleza II, Vila Romana e Interlagos, entre 29 de setembro e 5 de outubro.

As Festas de São Cruz, que foram realizadas em abril e maio, estão dentro do calendário – São Luiz/Itaí, Vale do Sol, Alto São Vicente, Branquinhos, Buritis, São João de Deus, Comunidade dos Costas e Vila Romana receberam as festividades.

Outro evento religioso incluído neste ano foi a Festa de São Cosme e Damião.  O bairro Sagrada Família receberá o evento em 22 de setembro, na Rua Alzira Fonseca, 980.