fbpx
Pular para o conteúdo

Samonte eleva pontuação do ICMS Cultural

Image
Aventureiros descobrem sítio arqueológico em Santo Antônio do Monte. FOTO: Prefeitura Municipal Samonte

Aventureiros descobrem sítio arqueológico em Santo Antônio do Monte. FOTO: Prefeitura Municipal Samonte

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) divulgou na última semana a pontuação provisória do ICMS Patrimônio Cultural, exercício 2022, e Santo Antônio do Monte elevou sua pontuação. Samonte conquistou a nota de avaliação 14,45. A pontuação é referente às ações desenvolvidas no município em 2020.

O ICMS Patrimônio Cultural é um programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural do Estado, por meio de repasse dos recursos para os municípios que preservam seu patrimônio e suas referências culturais através de políticas públicas relevantes. A cidade é avaliada conforme as atividades desenvolvidas no ano base. De acordo com a ex-chefe de departamento do patrimônio histórico e cultural, Marisa Campos, esta é a maior nota já atingida por Santo Antônio do Monte. “Essa nota ainda é provisória, e a cidade ainda pode conquistar uma nota maior. Essa pontuação é referente as ações que foram feita pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo no ano passado. Dentre as atividades avaliadas está a manutenção dos bens inventariados, a manutenção dos bens tombados, e isso inclui a reforma feita pela Prefeitura no Centro de Memória Dr. José de Magalhães Pinto, a live feita com a Lira Monsenhor Otaviano em agosto, os cursos onlines feitos por mim e pelo ex-diretor de cultura Fernando Gonçalves”, detalha.

Ainda segundo Marisa, o Município realizou uma atividade em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A ex-chefe de departamento esclarece que mesmo com a suspensão das aulas devido à pandemia da Covid-19, as secretarias trabalharam integradas, e foram desenvolvidas atividades sobre educação patrimonial junto aos alunos das escolas municipais. “Nós vencemos todas as dificuldades impostas pela pandemia, e nos reinventamos para que a cultura de Samonte não parasse. Nós fizemos a série “Visita Guiada Virtual” ao Centro de Memória divulgada nas redes sociais da Prefeitura, que permitiu que a população tivesse acesso ao Museu, mesmo com as visitas presenciais suspensas, e mantivemos também as reuniões do Conselho”, explica.

 

Pontuação final

A pontuação final e a verba que o Município receberá em 2022 serão divulgadas no dia 20 de julho pelo IEPHA. No ano passado Samonte conquistou a nota de avaliação 10,03, referente às ações desenvolvidas em 2019, e com isso a Prefeitura recebeu cerca de R$ 200 mil de recurso este ano. “Foi um trabalho feito com muito amor e dedicação, em parceria com a Rede Cidade, que nos deu consultoria, e o sentimento é de gratidão por ver Samonte atingir a sua maior nota no ICMS Cultural”, finaliza.