fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Belo Horizonte
  • MPMG oferece denúncia contra Promotor de Justiça por crime de feminicídio que vitimou Lorenza Maria Silva de Pinho

MPMG oferece denúncia contra Promotor de Justiça por crime de feminicídio que vitimou Lorenza Maria Silva de Pinho

Image
MPMG oferece denúncia contra Promotor de Justiça por crime de feminicídio que vitimou Lorenza Maria Silva de Pinho

O Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, ofereceu denúncia em desfavor do Promotor de Justiça André Luis Garcia de Pinho e dos médicos Itamar Tadeu Gonçalves Cardoso e Alexandre de Figueiredo Maciel, em razão dos fatos que culminaram com a morte da esposa do membro do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), no dia 2 de abril de 2021.

O MPMG imputou ao Promotor de Justiça a prática dos crimes de feminicídio triplamente qualificado (art. 121, § 2º, incisos I, III, IV e VI), do Código Penal, e omissão de cautela na guarda de arma de fogo (art. 13, da Lei 10.826/2013). Aos médicos foi imputada a prática do crime de falsidade ideológica, tipificado no art. 299*, do Código Penal.


 

Investigação

Os trabalhos de investigação tiveram início na tarde do dia 2 de abril e compreenderam o cumprimento de uma ordem de prisão temporária, cinco ordens de busca e apreensão, oitiva de vinte e duas testemunhas, depoimento de três investigados, análise de mais de 14 mil páginas do prontuário médico da vítima desde o ano de 2015, análise do conteúdo de seis aparelhos de telefonia celular, quatro computadores e mais de 100 horas de imagens de vídeos de câmeras do edifício, e entornos, onde ocorreu a morte de Lorenza.

A pedido dos investigadores, ainda foram realizados exames de necrópsia convencional e necrópsia virtual (por tomografia computadorizada), exame de eficiência de arma de fogo, laudo grafotécnico sobre escritos deixados por Lorenza, laudo documentoscópico da declaração de óbito assinada pelos médicos Itamar e Alexandre e parecer médico sobre as condições anteriores de saúde da vítima.

Os trabalhos técnicos foram realizados pelo Instituto Médico Legal (IML) e Instituto de Criminalística de Minas Gerais da Polícia Civil e pelos setores de medicina e informática da Central de Apoio Técnico do MPMG. A dosagem das substâncias encontradas no corpo da vítima foi realizada pelo IML, em parceria com o laboratório da Unicamp.

Simultaneamente à deflagração da ação penal e à vista da conclusão das investigações, o MPMG requereu que fosse convertida a prisão temporária, antes decretada em desfavor do Promotor de Justiça, em prisão preventiva.

Para a completa elucidação do fato e de suas circunstâncias, o Procurador-Geral de Justiça instaurou comissão, presidida pela Procuradora-Geral de Justiça adjunta jurídica, Eliane Falcão, e composta pelo Procurador de Justiça Giovanni Mansur Solha Pantuzzo, Subcorregedor-geral, e os Promotores de Justiça Marcos Paulo de Souza Miranda, Cláudio Maia de Barros e Gislane Testi Colet. A comissão contou com o suporte operacional e técnico do Gabinete de Segurança e Institucional (GSI), da Coordenadoria de Combate aos Crimes Cibernéticos (Coeciber) e da Central de Apoio Técnico (Ceat), com o auxílio dos delegados de Polícia Civil Letícia Baptista Gamboge Reis, Frederico Raso Lopes Abelha, Alexandre Oliveira da Fonseca e Michelle Valéria Manzalli Campos, indicados pelo Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, a pedido do Procurador-Geral de Justiça.

Os pedidos aguardam apreciação pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Clique aqui para acessar a cópia da denúncia.

Coletiva de imprensa


 

*Art. 299 – Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante:
Pena – reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, de quinhentos mil réis a cinco contos de réis, se o documento é particular. (Vide Lei nº 7.209, de 1984)
Parágrafo único – Se o agente é funcionário público, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, ou se a falsificação ou alteração é de assentamento de registro civil, aumenta-se a pena de sexta parte.

Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
E-mail: [email protected]
30/04/2021