fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Belo Horizonte
  • Moradores de 9 cidades da Grande BH reclamam de falta d’água; confira posicionamento da Copasa

Moradores de 9 cidades da Grande BH reclamam de falta d’água; confira posicionamento da Copasa

Abastecimento de água em bairros de Divinópolis é interrompido nesta quarta
Foto Arquivo MPA/Abastecimento de água em bairros de Divinópolis é interrompido nesta quarta

COPASA é multada em mais de 1 milhão por causa da falta de água
Foto Arquivo MPA/COPASA é multada em mais de 1 milhão por causa da falta de água

Moradores de pelo menos nove cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) fizeram denúncias à Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) por desabastecimento de água neste mês de setembro. Dessa forma, a agência questionou à Copasa, sobre as causas das  reclamações dos moradores.

Na Grande BH, foram afetados consumidores da capital, além de Betim, Contagem, Esmeraldas, Igarapé, Juatuba, Ribeirão das Neves, Sarzedo e Vespasiano. A população de outras 14 cidades do interior também reclamaram da falta d’água. A companhia de saneamento não esclareceu os motivos que teriam levado à interrupção do serviço. Segundo a Copasa, o volume armazenado nos reservatórios do Sistema Paraopeba está em 72,7%, o que garante a estabilidade no fornecimento na RMBH. Apenas o distrito de Bom Jesus de Cardosos, em Urucânia, na Zona da Mata, e Bugre, no Vale do Rio Doce, estavam em racionamento até a última terça-feira (14/09).

Ainda segundo a Copasa, em razão do aumento da temperatura do elevado consumo de água e da necessidade de manutenção emergencial nas unidades de bombeamento de água, o abastecimento em Igarapé foi comprometido, na terça (14), mas normalizado na quarta (15). A Prefeitura de Betim afirmou que, neste mês, foram registrados episódios de falta de água nos bairros Marimbá, Citrolândia, Duque de Caxias, Vila Cristina e Parque do Cedro. Já a PBH informou que mantém um diálogo permanente com a empresa.

Contagem disse que foi procurada pela companhia, que informou que, em função do elevado consumo, poderia haver queda no abastecimento de alguns bairros da cidade. Porém, não se trata de racionamento, uma vez que os níveis dos reservatórios encontram-se normais. As administrações dos outros seis municípios da região metropolitana ainda não se pronunciaram sobre o assunto. 

Em Divinópolis, COPASA é multada em mais de 1 milhão por causa da falta de água

A Copasa foi multada em mais de R$ 1 milhão pelo Procon de Patos de Minas na segunda-feira (13/9). A ação foi motivada pela desobediência e pelo desabastecimento de água na cidade por parte da companhia. Na sexta-feira, a empresa já havia sido notificada a restabelecer o fornecimento  e a responder ao órgão de defesa do consumidor em até 24 horas, mas nenhuma das medidas foi cumprida. O valor da multa é proporcional aos lucros da empresa, baseando-se em relatório da Arsae de 2020.

O não fornecimento de água em muitos bairros locais arrasta-se desde o dia 8 de setembro, quando um acidente automobilístico afetou a parte elétrica das subestações da Copasa e interrompeu a captação de água por mais de dez horas consecutivas. Desde então a prefeitura vem cobrando providências para o problema, uma vez que, por contrato, a companhia deve fornecer a devida estrutura para evitar o desabastecimento em casos semelhantes.

COPASA é multada em mais de 1 milhão por causa da falta de água
COPASA é multada em mais de 1 milhão por causa da falta de água