fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Lagoa da Prata
  • Idoso tem boca tomada por infestação de larvas em instituição de longa permanência em Lagoa da Prata

Idoso tem boca tomada por infestação de larvas em instituição de longa permanência em Lagoa da Prata

Idoso tem boca tomada por infestação de larvas em instituição de longa permanência em Lagoa da Prata
Idoso tem boca tomada por infestação de larvas em instituição de longa permanência em Lagoa da Prata Foto: Ilustrativa/Freepik

Milton José da Silva, de 69 anos, um residente do Lar Sociedade São Vicente de Paula, em Lagoa da Prata, encontra-se em estado grave na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) devido a uma infestação de larvas na boca e garganta. O idoso, que sofre de mal de Parkinson e Alzheimer, reside na instituição há cinco anos. Segundo uma das filhas, o pai foi internado na quarta-feira (6), quando uma enfermeira do Lar entrou em contato para falar da situação.

A filha relatou que o médico que atendeu seu pai mencionou que, devido à quantidade de larvas encontradas na boca e na garganta do idoso, a suspeita é de falta de higienização da sonda que ele utilizava.

“O médico constatou que estava um mau cheiro muito forte na boca dele, e ele estava sentindo muita dor. Ele disse para mim que essa higienização já não estava sendo feita há muito tempo para chegar ao ponto que chegou. Tiraram bastante bicho da boca dele, e o médico chegou para mim dizendo que o caso do meu pai seria só cirurgia. Que ele não dava conta mais, porque o céu da boca estava tomado de larvas, devido à falta de higienização da instituição”, contou a filha.

Versão do Lar São Vicente

“O Lar São Vicente de Paula de  Lagoa da Prata entidade filantrópica e sem fins lucrativos, tendo assistido, com carinho, zelo, responsabilidade e profissionalismo cerca de mais de 1.000 pessoas nos últimos 70 (setenta) anos vem por meio desta esclarecer que, infelizmente e com muita tristeza, informamos à sociedade local e aos órgãos de imprensa, que apesar de todos os cuidados diários que temos, no decorrer desta semana, nossa equipe detectou, surpresa, a presença de parasitas ‘miíase’ em um de nossos residentes, (paciente grau III, que faz uso de sonda nasoenterica), apesar de todos os cuidados diários de higiene e assepsia a que foi/é submetido.

Ao ser detectada a ocorrência foram tomadas prontamente as providências e cuidados com o mesmo. O paciente foi encaminhado para o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) para avaliação e tratamento necessário. Ali foi imediatamente avaliado, feito o primeiro procedimento e posteriormente encaminhado pelo mesmo CEO para a UPA-UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO local, onde o mesmo ficou sob cuidados médicos.

A instituição visa a qualidade de vida de todos os pacientes acamados, porém, para segurança dos mesmos, é realizada a contenção, uma vez que existe o risco de retirada frequente da sonda ou queda, não obstante todos os idosos acamados receberem atendimento pela fisioterapeuta no leito. Nós, da diretoria (todos Voluntários), estamos muito entristecidos e abalados com o ocorrido e apurando as responsabilidades para que o fato não mais aconteça, mesmo cônscios de que a fatalidade pode se apresentar.

Se trata de um fato isolado na entidade, que — enfatize-se, é uma obra de caridade, sem fins lucrativos, que presta socorro aos necessitados a mais de 70 anos em nossa cidade, sempre fazendo o bem, ajudando e acolhendo os que precisam. Hoje temos 56 residentes, com graus I, II e III de dependência, ancorados por uma equipe de 33 funcionários, entre enfermeiros, assistente social, psicóloga, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, cuidadores, motorista, cozinheiras e faxineiras. Estamos de portas abertas e à disposição da comunidade, das autoridades e da também imperativa imprensa para que nos visitem e venham conhecer de perto o nosso trabalho”.

Polícia Militar:

A família procurou a Polícia Militar (PM) e registrou boletim de ocorrência como maus-tratos. Policiais foram até o Lar para ouvir a direção da unidade.

Idoso tem boca tomada por infestação de larvas em instituição de longa permanência em Lagoa da Prata
Idoso tem boca tomada por infestação de larvas em instituição de longa permanência em Lagoa da Prata Foto: Ilustrativa/Freepik