Lago de Furnas o antes e o depois da seca, veja as imagens chocantes - Portal MPA

Publicidade

Lago de Furnas o antes e o depois da seca, veja as imagens chocantes

Postado em 05/06/2021 12:57

A baixa do nível do Lago de Furnas no Sul de Minas fez o reservatório artificial que abastece a Hidrelétrica de Furnas, em São José da Barra (MG), virar praticamente um pasto na maioria das cidades que utilizam o lago para o turismo e sustento de pescadores e piscicultores. Há cerca de 10 anos, comerciantes e pescadores que dependem do turismo e da criação de peixes sofrem com as constantes secas do lago, que também é habitat natural de diversas espécies de animais.

Imagens mostram ponte em São João Batista do Glória antes, em 2011 e agora, em 2014 (Foto Reprodução Amigos do Rio Grande) montagemportogloria

Considerada a maior caixa d’água do Brasil, o lago artificial de Furnas foi criado na década de 1950 para abastecer a Usina Hidrelétrica de Furnas, até hoje uma das mais importantes para a geração de energia elétrica do país. Na época, várias cidades do Sul de Minas foram inundadas e a população precisou ser deslocada. Até hoje, quando a água baixa, é possível reviver o passado e ver ruínas de construções antigas que foram cobertas pela água.

“Hoje, nós temos simplesmente as águas do lago se prestando apenas à geração de energia elétrica. Assim, as cidades que margeiam o lago, passam a ter várias dificuldades. Elas perdem aquela capacidade de ar a água o uso múltiplo”, falou o presidente da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), Djalma Carvalho.

 

Ponte do Rio Turvo, entre São João Batista do Glória e Capitólio, no antes e agora (Foto Reprodução Amigos do Rio Grande) montagemponteturvo

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
antes do if
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade