fbpx
Pular para o conteúdo

Saiba como será o clima durante o de Abril

Image
Mapas do Inmet indicam como será as chuvas e temperaturas no Brasil ao longo de abril — Foto INMET Reprodução

O mês de abril está destinado a testemunhar uma mudança significativa nos fenômenos climáticos globais. Apesar do Oceano Pacífico manter-se aquecido, indicando a permanência do fenômeno El Niño, observa-se um gradual resfriamento que sinaliza a iminência de uma fase de neutralidade.

Especialistas apontam para uma crescente probabilidade de que o La Niña se estabeleça entre os meses de junho e agosto. As temperaturas ao longo do mês permanecerão acima da média, embora não se esperem ondas de calor extremo. Willians Bini, meteorologista e CCO (Chief Climate Officer) da FieldPro, explica que “a média de abril terá temperaturas acima da climatologia, com oscilações térmicas entre ondas de frio e períodos de calor”.

Na região Sudeste do país, uma transição climática está prestes a ocorrer nos próximos dias. Embora chuvas estejam previstas, elas não serão tão generalizadas e regulares como no verão anterior. “Há uma mudança de padrão e as chuvas vão começar a perder intensidade”, comenta Bini. Embora alguns picos de calor estejam previstos, a tendência é de uma mudança nas temperaturas.

As ondas de calor que anteriormente fizeram os termômetros beirarem os 40°C não devem mais ocorrer. Espera-se dias quentes e ensolarados, porém sem o calor excessivo característico de períodos anteriores.

Mapas do Inmet indicam como será as chuvas e temperaturas no Brasil ao longo de abril — Foto INMET Reprodução