A Polícia Federal, com o apoio do Ibama, realizou na quinta-feira, 5 de outubro, o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em uma residência localizada em Itaúna.
No local, foram apreendidos dezesseis pássaros que estavam sendo mantidos de forma irregular, uma vez que o lugar funcionava como um criadouro clandestino de aves. Durante a ação, constatou-se que os pássaros estavam desprovidos de anilhas de identificação ou portavam anilhas falsificadas, o que configurou uma situação irregular.
Após uma investigação que iniciou-se há seis meses, a Polícia Federal concluiu que o indivíduo alvo das investigações estava envolvido em atividades ilegais relacionadas ao transporte e comércio de aves silvestres, burlando o sistema de controle do Ibama, conhecido como SISPASS.
Como resultado da operação, um homem de 51 anos foi preso em flagrante e será indiciado por diversos crimes, incluindo falsidade ideológica, falsificação de documentos públicos e crimes contra a fauna.
Após a formalização da prisão em flagrante, o indivíduo será encaminhado ao presídio de Divinópolis, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Os pássaros apreendidos foram transferidos para a sede do Ibama em Belo Horizonte, garantindo assim a sua segurança e o cumprimento das medidas legais relacionadas à fauna silvestre.