fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Política
  • Vereadores e cordenação do ‘Fazendo Arte’ sentam a mesma mesa

Vereadores e cordenação do ‘Fazendo Arte’ sentam a mesma mesa

As Comissões de Assistência Social e do Direito da Criança e do Adolescente (CASMIRDCAP), junto da Comissão de Educação, Cultura, Esporte Lazer (CECEL) convocaram na tarde desta terça-feira (28) a Coordenadora do Projeto Fazendo Arte – Lenir de Castro para uma reunião no plenarinho da Câmara de Divinópolis, para esclarecer a respeito da saída dos integrantes do projeto do espaço onde era realizadas as aulas.

De acordo com o documento enviado pelo Secretário Municipal de Cultura, Osvaldo Eustáquio de Melo (conhecido por Osvaldo André), o Coordenador de Patrimônio Ferroviário do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes solicitou que fosse feito inventário dos bens móveis cedidos ao município para que fossem integrados ao acervo do Museu da Memória Ferroviária. E por este motivo, o espaço que era utilizado pelo “Projeto Fazendo Arte” na Estação Ferroviária, situada na Praça Pedro X Gontijo, precisaria ser desocupado no tempo hábil de três dias.

Segundo a Coordenadora do Projeto Fazendo Arte, o projeto envolvia cerca de 700 crianças atualmente que participavam de aulas de dança, música, oficinas de teatro, entre outras atividades. “Nós já atingimos mais de duas mil crianças com esse projeto, e lá no espaço que tivemos que desocupar ficavam guardados os objetos de cena, obras de arte, figurinos, uniformes, instrumentos musicais, tambores, violões violas, pandeiros e esculturas caricatas de personalidades históricas da cidades. E atendendo, a convocação dos Vereadores nós viemos expor a atual situação em que o secretário no colocou com o despejo as presas do local” disse Lenir de Castro.

Estiveram presentes na reunião os Vereadores: Matheus Costa, Josafá Anderson, Roger Viegas, Sargento Elton, Raimundo Nonato, Zé Luiz da Farmácia, Ademir Silva, Nêgo do Buritis e Edson Sousa. E a maioria dos Vereadores que participou da reunião, disse pretende analisar a postura do Secretário de Cultura, considerando que já não é a primeira vez que há problemas na pasta diretamente relacionada à Osvaldo André.

Do ponto de vista da Vereadora Janete Aparecida que é Presidente da Comissão de Assistência Social e do Direito da Criança e do Adolescente, o pedido de substituição do secretário é algo que deve ser avaliado de perto pelo Prefeito Galileu Machado, considerando os vários problemas envolvendo o secretário ao longo da sua gestão na pasta.No decorrer da 31ª Reunião Ordinária da Câmara de Divinópolis, durante seu pronunciamento, o líder do Governo, Vereador Eduardo Print Jr, informou que o Prefeito Galileu Machado já recebeu a carta de exoneração do Secretário Municipal de Cultura Osvaldo André. “Poucas pessoas na cidade tem noção do trabalho que a coordenadora do Fazendo Arte, Lenir de Castro, faz com essas crianças que participam do projeto. Em nome dos demais Vereadores afirmo, nós estamos juntos para apoiar o projeto, e segundo informações que tive, o convênio com o projeto pode ser renovado e continuar ajudando tantas crianças”, finalizou Eduardo Print Jr.