fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Política
  • Senador Carlos Viana afirma que STF invade prerrogativas do Congresso ao debater descriminalização das drogas

Senador Carlos Viana afirma que STF invade prerrogativas do Congresso ao debater descriminalização das drogas

Aprovado na Comissão de Educação, nesta terça-feira (27), o projeto de lei (5636/2019), relatado pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG), que cria o Dia da Amizade Brasil-Israel.
Foto: divulgação/Carlos Viana

O senador Carlos Viana, do Podemos-MG, afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) está mais uma vez invadindo as competências do Parlamento ao debater a descriminalização do porte de drogas para consumo próprio no país.

“Mesmo com os ministros tentando explicar que estão apenas buscando definir a quantidade de drogas para distinguir entre usuário e traficante, esta é uma decisão que cabe ao Congresso. Eles não devem criar leis, nós é que temos que tipificar, estabelecer as regras, e o STF julga em seguida”, disse o senador.

Viana ressaltou também que o Congresso está paralisado diante do controle que o STF está exercendo sobre os outros Poderes. “Precisamos reagir como Poder. Para isso, é necessário que os líderes e a presidência do Congresso coloquem em pauta a discussão sobre as drogas, para que nós parlamentares possamos resolver essa questão. É hora de uma resposta firme”, explicou.

Até o momento, o placar está em 5 a 1 a favor da descriminalização do porte de maconha. A retomada do julgamento está marcada para esta quarta-feira.

Por fim, o parlamentar mineiro lembrou da vacina desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para o combate à cocaína, ressaltando a necessidade de investimentos do poder público. “O desenvolvimento da pesquisa está progredindo bem, porém falta financiamento. Gastamos dinheiro em tantas coisas e não temos R$ 30 milhões no orçamento para concluir este importante estudo que poderá salvar vidas”, concluiu Viana.

Aprovado na Comissão de Educação, nesta terça-feira (27), o projeto de lei (5636/2019), relatado pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG), que cria o Dia da Amizade Brasil-Israel.
Foto: divulgação/Carlos Viana

Texto produzido pela assessoria de Carlos Viana, o que não reflete, necessariamente, as opiniõess do Portal MPA.