fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Política
  • Proposta de Cleitinho para cidadão poder fiscalizar obras públicas se torna realidade em Minas

Proposta de Cleitinho para cidadão poder fiscalizar obras públicas se torna realidade em Minas

Image

Proposta feita há dois anos pelo Deputado Estadual Cleitinho, através do Projeto de Lei 875/2019 se torna realidade através de ação do Tribunal de Contas de Minas Gerais. A partir deste mês, os cidadãos mineiros poderão fiscalizar o andamento de qualquer obra pública no estado, desde a fase de licitação até a execução, com prazos e outros dados que antes eram difíceis de serem acessados.

O Projeto apresentado pelo deputado em 2019, dispõe sobre a criação de uma plataforma digital, que forneça informações sobre o andamento e os gastos com obras públicas, no Estado de Minas Gerais. No Portal deveriam constar os dados relativos à contratação, como objeto, projeto básico, projeto executivo, local da obra, valor contratado, prazo de execução, cronograma e empresa ou técnico responsável. Também deve ser disponibilizada, quando em regime de parceria ou convênio com outros entes federados, a proporção de recursos expendidos e a serem expendidos por cada um individualmente.

Apesar de ainda não ter sido colocado em votação na Assembleia Legislativa de Minas, a ideia do parlamentar acabou se tornando uma realidade através do Tribunal de Contas do Estado, que anunciou o Serviço de Engenharia e Obras Públicas de Minas Gerais (Sisop MG), onde o cidadão poderá conferir o andamento de obras, desde o processo licitatório até a conclusão, de todos os municípios mineiros. Ainda não há uma data exata em fevereiro para o lançamento do portal de consulta, que poderá ser acessado pelo site do Tribunal de Contas.

Este sistema trabalha com os dados enviados pelos municípios mensalmente. Desse banco de dados, o sistema organiza as informações por município. O sistema conta com geolocalização, em que o cidadão pode acompanhar, em um mapa atualizado, o local exato onde a obra está sendo realizada. As obras serão classificadas por status, como não iniciada, concluída, paralisada ou com indício de paralisação. Quando o município não comunicar a paralisação de uma obra, no entanto o sistema notar que não vem sendo feito pagamentos para os prestadores de serviços, ele subentende que pode ter havido uma paralisação da obra e automaticamente a classifica com indício de paralisação .

Embora este sistema não seja uma iniciativa direta do Deputado, Cleitinho comemorou e parabenizou o Tribunal de Contas, tendo em vista que as medias anunciadas contemplam a integralidade do Projeto apresentado em 2019 e cumpre o objetivo pretendido pelo Deputado, que é o de dar mais ferramentas para a população acompanhar como vem sendo empregado o dinheiro público.

De autoria do deputado, segue tramitando ainda, o PL 1250/2019, atualmente na Comissão de Constituição e Justiça que pede divulgação dos canais para denunciar obras paradas, através das placas indicativas que já são afixadas nos locais, e dá mais ferramentas de fiscalização obrigando a notificação da paralisação aos órgãos de fiscalização como Assembleia e Tribunal de Contas.