fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Política
  • Organizadores desconvocam manifestação marcada para a porta da casa do Governador Romeu Zema

Organizadores desconvocam manifestação marcada para a porta da casa do Governador Romeu Zema

Image

FOTO: Cristiano Machado / Imprensa MG

Uma fala do governador Romeu Zema que disse vetará o Projeto de Lei (PL) 2.316/20, que estabelece punição para coibir discriminação por identidade ou expressão de gênero, gerou uma situação onde o protesto, marcado para este sábado, para a porta da caso do governador, fosse desconvocado, mesmo assim muitas pessoas continuam nas redes sociais distribuindo o convite, assim ainda não é possível afirmar se haverá o protesto, ou não.

Romeu Zema  anunciou nesta sexta-feira (17/9) que vetará o Projeto de Lei 2.316, que estabelece punições às empresas que discriminem, coajam ou atentem contra direitos das pessoas em razão da orientação sexual, identidade de gênero ou expressão de gênero. A declaração do gestor foi dada durante lançamento do projeto de revitalização na bacia hidrográfica do Rio Urucuia, em Arinos, cidade da Região Noroeste do estado.

A deputada Leninha (PT), que foi relatora do PL 2.316/20 na Comissão de Direitos Humanos, esclareceu que as questões que são alvo de questionamentos, como ideologia de gênero, doutrinação e uso de banheiros, não estão presentes no projeto. “Se as pessoas lerem o texto aprovado sem preconceitos, verão que estamos falando de proteção à vida, de todas as vidas”, afirmou. 

A parlamentar lembrou que a homofobia foi criminalizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2019 e cobrou sensibilidade, responsabilidade e maturidade no debate. “Assim como temos políticas públicas de proteção dos animais e em defesa dos negros, temos que ter também para a população LGBTQIA+”, defendeu.

Já o deputado Cleitinho Azevedo (Cidadania) subiu à tribuna para anunciar que não vai mais continuar no partido, que, segundo ele, não o orientou quanto à votação do PL 2.316/20. “Tem gente me condenando porque votei a favor do projeto. Para mim, não interessa a opção sexual da pessoa. Votei com a melhor das intenções; não foi para prejudicar ninguém”, disse.