fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Política
  • Dom Vicente de Paula Ferreira será homenageado na ALMG

Dom Vicente de Paula Ferreira será homenageado na ALMG

Image

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza uma Reunião Especial nesta quinta-feira (19/10/23) para a entrega do título de cidadão honorário do Estado ao bispo Dom Vicente de Paula Ferreira. A solenidade começa às 19 horas, no Plenário.

O requerimento para a realização da homenagem tem como primeira signatária a deputada Ana Paula Siqueira (Rede) e foi endossado por outros 25 parlamentares. Eles destacam que o título de cidadania honorária de Minas Gerais se deve aos relevantes serviços prestados ao Estado por Dom Vicente de Paula Ferreira.

Atual bispo da diocese de Livramento de Nossa Senhora (BA), Dom Vicente viveu e trabalhou em Minas Gerais por 37 anos. Entre 2017 e fevereiro de 2023, foi bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Nesta função, ele acompanhou de perto as pessoas e comunidades atingidas pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, em 2019.

Nascido em Alegre (ES), é membro da Congregação Redentorista e se notabilizou pela defesa dos direitos humanos. Tem doutorado em Ciência da Religião, com estágio pós-doutoral em Antropologia Teológica, e preside a Comissão de Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Também é psicanalista, poeta, compositor e escritor.