fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Política
  • Conferência Nacional do PT tem foco nas eleições do próximo ano

Conferência Nacional do PT tem foco nas eleições do próximo ano

Image

A secretária Nacional de Finanças e Planejamento do PT, Gleide Andrade, convocou os pré-candidatos do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, dirigentes, coordenadores de campanha e prefeitos e vereadores a se organizar para participar, nos dias 8 e 9 de dezembro, em Brasília, da Conferência Eleitoral PT 2024 Marco Aurélio Garcia, realizada em parceria com a Fundação Perseu Abramo. “A ideia é que a gente possa, por esses dois dias, [receber] todos os nossos pré-candidatos, ministros, prefeitos e fazer desse momento a grande largada para as eleições do ano que vem, para o PT poder abrir 2024 com muita energia, com muita sinergia”, disse Gleide, em entrevista ao Jornal PT Brasil, da TvPT, nesta sexta-feira (6).

Segundo a secretária, a meta do PT para o ano que vem tem de ser ambiciosa. “Nós temos tudo para retomar as prefeituras que já governamos um dia e para conquistar outras prefeituras, porque o governo Lula tem feito muita entrega, então, o PT tem muito o que apresentar para a sociedade.”

A secretária recomendo que os diretórios estaduais e municipais se organizem, façam caravanas, em função de custos de viagem, para que todos os pré-candidatos e coordenadores de campanha possam participar dos debates em Brasília. “Nós estamos fechando ainda as programações, por isso não está disponível a inscrição. Mas a gente já está avisando, já começamos a divulgar para que as pessoas reservem nas agendas, comprem suas passagens, organizem as delegações por estado. É muito importante que todos os estados organizem seus pré-candidatos para a ida a Brasília. Como a gente sabe, é muito custosa uma viagem dessas”.

Gleide falou sobre a importância de, nos dois dias, os pré-candidatos trocarem experiência com aqueles que “já foram, que estão ou que querem ser candidatos ao pleito de 2024”.

O encontro será realizado no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, com cerca de 1.500 participantes. As inscrições, quando abertas, poderão ser feitas pelo site do PT Nacional. “A ideia é fazer em dois dias um encontro com muita formação, informação e interatividade. Podem participar dirigentes partidários, coordenadores, contadores e advogados das campanhas. A ideia é que a conferência possa abranger todos aqueles atores que serão peças importantes na eleição daquele município no ano que vem.”

Abertura com Lula

A conferência será aberta oficialmente na sexta-feira 8 de dezembro, à noite, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A programação do evento está sendo definida, mas já está certo debate sobre temas relacionados às eleições no mundo, promovido pela Fundação Perseu Abramo. “No sábado, nós vamos ter as salas que funcionarão de maneira simultânea nos auditórios, que vão discutir programa de governo, os programas do governo Lula, comunicação, pautas sobre temas como mulher, juventude, LGBTQIA+, setor agrário e eleições, com organização de fluxo de campanha, prestações de contas e por aí fora”, afirmou Gleide.

Segundo a dirigente, a conferência vai auxiliar na discussão para a elaboração e troca de experiências sobre como fazer um programa de governo, incluindo a apresentação de experiências e modelos de gestões bem-sucedidos. “Eu posso falar aqui do meu território (Minas Gerais), por exemplo. Contagem e Juiz de Fora, duas grandes experiências positivas, [contarão] com a participação de nossas prefeitas”, antecipou Gleide, referindo-se, respectivamente a Margarida Salomão e Marília Campos.

Gleide disse ainda que está dialogando com o MST sobre a possibilidade de montar uma cozinha solidária, para que os participantes possam comer bem a preço acessível, e estudando a possibilidade de espaços colaborativos de alojamento. “A ideia é que a gente possa acolher a todos em Brasília nesses 8 e 9 de dezembro.”

A conferência contará também com atividades culturais, feira de economia solidária e um grande show de encerramento. “A ideia é que a gente possa sair da conferência com esse espírito de muita sinergia, para, no ano que vem, continuar ajudando o presidente Lula, com mais prefeitos e prefeitas e com mais vereadores e vereadoras.”