fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Política
  • Comissão debate importância do jornalismo com a participação de profissionais de esquerda

Comissão debate importância do jornalismo com a participação de profissionais de esquerda

Image

Nesta sexta-feira (20/10/23), a partir das 16 horas, a Comissão de Participação Popular realiza audiência pública para debater a importância do jornalismo, por ocasião dos 32 anos do jornal Inverta, 31 anos do jornal Granma Internacional, 19 anos da Prensa Latina e 35 anos do Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais (Ceppes).

A reunião será realizada no Auditório do andar SE da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), atendendo solicitação do deputado Ricardo Campos (PT). O principal homenageado é o fundador e editor-chefe do Jornal Inverta, Aluísio Pampolha Bevilaqua, que já confirmou sua presença. Bevilaqua também é fundador do Ceppes.

O jornal Inverta é uma publicação da Inverta – Cooperativa de Trabalhadores em Serviços Editoriais e Noticiosos Ltda. e tem sede na cidade do Rio de Janeiro, com sucursais em Brasília, no Ceará, em Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul e São Paulo. Em seu site, o jornal informa que é um órgão a serviço do Partido Comunista Marxista-Leninista (PCML), que se reorganizou em 2004, apesar de não ter registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Ceppes foi fundado em Nova Iguaçu (RJ), em 1988. Seu objetivo é promover formação política e cultural de cunho marxista. Também presta assessoria aos movimentos populares e sindicais. Teve Luiz Carlos Prestes como seu primeiro presidente de honra até 1990, seguido do arquiteto Oscar Niemeyer, ambos já falecidos. 

O Ceppes desempenhou papel fundamental na formação de lideranças que fundaram, em 1991, o jornal Inverta. Edita a revista Ciência & Luta de Classes e é responsável pela organização anual dos Seminários Internacionais de Luta Contra o Neoliberalismo.

O Granma é o jornal oficial do Comitê Central do Partido Comunista Cubano. Foi fundado em 3 de outubro de 1965 e nasceu da união de outros dois jornais: os matutinos Revolución e o Hoy. O jornal tem publicação diária, com edições semanais em outras línguas, tais como espanhol, português, inglês, francês, italiano e alemão.

Já a Prensa Latina (ou Agencia de Noticias Latinoamericana S.A.) é a principal agência de notícias estatal de Cuba, fundada em 1959, logo após a revolução cubana.