fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Policial
  • Operação Cangaço em Divinópolis apreende acusados de crimes realizados no sul de Minas

Operação Cangaço em Divinópolis apreende acusados de crimes realizados no sul de Minas

Image

Na manhã de sexta-feira (31/07), a Operação Cangaço movimentou várias cidades de Minas Gerais pelo cumprimento de mandados de busca e apreensão e mandados de prisão expedidos na Comarca de Santa Rita do Sapucaí/MG. Após cerca de seis meses de investigação, conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Regional de Pouso Alegre, foram identificados nove indivíduos residentes em Divinópolis diretamente envolvidos, a princípio, nos roubos às agências bancárias ocorridos nos municípios mineiros de São Gonçalo do Sapucaí (15 de janeiro), Elói Mendes (3 de abril), Campo Belo (5 de maio) e Pedralva (6 de maio). 

Foram expedidos nove mandados de prisão preventiva e 10 de busca e apreensão e, com o apoio do Gaeco de Divinópolis e das Promotorias de Justiça com atuação na área Criminal de Itaúna e de Francisco Sá, foram cumpridos seis mandados de prisão e 10 de busca e apreensão em Divinópolis. Cinco pessoas foram presas e uma está foragida. Foram apreendidos objetos relacionados às práticas criminosas (dinheiro, cheques, munições calibre 12, balaclava, luvas, entre outros). Houve, ainda, o cumprimento de dois mandados de prisão em Itaúna e um em Francisco Sá.

Em Divinópolis a concentração dos agentes se deu na sede da Sétima Região e contou com a presença do Comandante, Coronel Webster Wadim Passos Ferreira de Souza, que acompanhou todas as atividades desenvolvidas. Também acompanharam o lançamento o Coordenador Regional do GAECO Divinópolis, Promotor Dr. Leandro Wlli, o Promotor Dr. Fábio Barbieiri, o Comandante do 23º Batalhão, Tenente-Coronel Rodrigo Teixeira, o Delegado, Dr. Wesley Amaral de Castro, e o Diretor Regional de Polícia Penal, Sérgio Evaristo de Souza.

Os alvos da operação foram indivíduos de Divinópolis que estavam envolvidos explosão de caixas eletrônicos, roubo de veículos e assalto a bancos no Sul de Minas. As investigações são fruto do trabalho do GAECO do sul do Estado, e a Operação de hoje se deu em apoio a esses trabalhos investigativos. Foram presos, até o momento, cinco pessoas, todos de Divinópolis.

Ressalta-se que a Sétima Região vem apresentando redução de 100% na incidência de explosões de caixas eletrônicos em toda sua extensão territorial, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2018, foram registradas 06 ocorrências. Em 2019, 03 registros foram observados, e, atualmente, não houve nenhum registro em toda a 7ª RPM.

Esses resultados são fruto de ações preventivas e repressivas que vem sendo realizadas em todas as Unidades de Execução Operacional da Sétima Região, as quais têm posto em prática as estratégias do comando regional de enfrentamento a este crime, fato que tem contribuído para a migração dessa modalidade criminosa.

A Operação Cangaço contou com o emprego de 92 agentes de segurança, dentre estes, 50 policiais militares. Uma aeronave do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo, o Pegasus 22, apoiou as ações e reforçou o policiamento preventivo na cidade. A Polícia Militar deu continuidade às ações preventivas e realizou uma blitz integrada entre as viaturas do turno e a aeronave, a qual pousou no trevo da Avenida JK com MG-050, potencializando a visibilidade e aumentando a sensação de segurança em Divinópolis.