fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Polícia Civil abre inquérito para investigar ameaças a deputadas e vereadoras

Polícia Civil abre inquérito para investigar ameaças a deputadas e vereadoras

Image

Após denúncias feitas pela deputada Lohanna França (PV) e pelas vereadoras de Belo Horizonte Cida Falabella (PSOL) e Iza Lourença (PSOL), a Polícia Civil de Minas Gerais anunciou a abertura de um inquérito para investigar as ameaças de violência direcionadas às parlamentares. A informação foi comunicada em uma nota conjunta divulgada juntamente com a Polícia Militar e o governo estadual. As investigações serão conduzidas pelas delegacias especializadas de Investigação de Crimes Cibernéticos, de Investigação de Crimes de Racismo, Xenofobia, LGBTfobia e de Atendimento à Mulher. Segundo a nota conjunta, as primeiras medidas já foram tomadas para preservar os dados e garantir informações cruciais para a identificação dos responsáveis.

O governador Romeu Zema (Novo) recorreu às redes sociais para anunciar que havia ordenado medidas de proteção por parte das forças de segurança e instaurado investigações para localizar os autores das ameaças. Zema enfatizou que as diferenças políticas devem ser resolvidas através do diálogo e condenou qualquer forma de violência. O secretário de Governo, Gustavo Valadares (PMN), declarou que a Polícia Civil está trabalhando para encontrar e responsabilizar os culpados por essas ameaças.

Lohanna França relatou à Polícia Militar ameaças de morte e estupro recebidas em seu e-mail institucional na Assembleia Legislativa. A deputada descreveu as mensagens como ameaçadoras, incluindo planos de invadir sua casa e ameaças diretas contra ela e sua equipe. Já as vereadoras Cida Falabella e Iza Lourença haviam anteriormente procurado a Delegacia Especializada em Investigação de Crimes Cibernéticos para reportar ameaças de estupro enviadas por e-mail. A mensagem detalhava cenas de violência sexual e concluía com uma ameaça de demonstrar tal ato nas casas das vereadoras.