O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, recebeu na terça-feira (8/8) o governador da província japonesa de Yamanashi, Kotaro Nagasaki. No encontro, que celebrou os 50 anos de irmanação entre as duas regiões, foi assinado novo memorando de entendimentos, renovando os laços de irmandade.
O secretário-chefe de Estado de Casa Civil, Marcelo Aro, o cônsul do Japão no Rio de Janeiro, Ken Hashiba e o presidente da Assembleia Provincial de Yamanashi, Fumio Mizugishi também participaram da solenidade.
A comitiva japonesa foi recepcionada em Belo Horizonte pelo secretário-chefe de Casa Civil, Marcelo Aro, responsável pelas relações internacionais mantidas por Minas Gerais desde a recente reforma administrativa. A pasta também tem a atribuição de buscar novas parcerias e negociar projetos com outros países, além de representar o estado em missões internacionais.
Segundo Aro, a cooperação bilateral entre Brasil e Japão trouxe bons frutos no passado e a renovação do memorando vai ampliar essa parceria. “As prioridades a partir de agora serão o intercâmbio entre jovens por meio das tecnologias de comunicação, intercâmbio esportivo e intercâmbio cultural com foco na promoção de patrimônios mundiais”.
Além da assinatura do memorando, a delegação japonesa vai visitar importantes pontos turísticos da capital mineira como a Lagoa da Pampulha e o Mercado Central, além da cidade histórica de Ouro Preto.
Parceria de resultados:
O acordo com Yamanashi foi assinado no dia 25 de julho de 1973 e era voltado, inicialmente, para o setor econômico – com foco na indústria e comércio. Desde então foram desenvolvidos projetos e ações conjuntas entre Minas e Japão de grande relevância, como programas de intercâmbio e de treinamento.
Um exemplo foi a doação de cerca de R$ 3 milhões de para auxiliar na recuperação das áreas afetadas pelo desastre de Brumadinho. Outro foi o “Programa de Treinamento no Japão para Governos Locais – LGOTP”, oferecido pela província a cidadãos e servidores do Estado de Minas Gerais.












