fbpx
Pular para o conteúdo

Felipão conseguiu consertar a “cozinha” do Galo.

Image

Para o Atlético, restou brigar por uma vaga na Conmebol Libertadores de 2024. Eliminado nas copas na atual temporada, está em 10º lugar para iniciar o segundo turno do Brasileirão. Um ponto positivo: o sistema defensivo do Galo está em sua maior sequência sem levar gols neste ano.

O trabalho de Luiz Felipe Scolari conseguiu as primeiras vitórias recentemente, e o time não leva gols há três jogos inteiros. Apenas uma vez, em 2023, o Galo havia conseguido algo igual, quando venceu Cuiabá, Internacional e Corinthians, em maio. À época, foram 350 minutos sem Everson ser vazado. Agora, a sequência atual é de 374 minutos.

No domingo, o Atlético enfrenta o Vasco no Maracanã. A última vez que o Atlético sofreu gols foi na derrota de 1 a 0 contra o Palmeiras, ida das oitavas da Libertadores. Venceu o São Paulo por 2 a 0, empatou sem gols (e foi eliminado) no Allianz Parque, e venceu o Bahia por 1 a 0.

Neste período, o goleiro Matheus Mendes foi substituto de Everson (suspenso) no Morumbi e fez uma boa atuação, com defesa em chute de Calleri considerada como crucial, pelo ídolo do clube, Victor, para o resultado favorável. Everson também se destacou contra o Palmeiras, fora de casa. Diante do Bahia, a defesa levou sufoco, viu um adversário que está perto do Z-4 levar muito perigo, mas segurou na retaguarda para vencer pela diferença mínima.

E o Vasco é justamente o pior ataque da Série A, com 14 gols no primeiro turno. O adversário do Galo está na vice-lanterna, acima apenas do América. Como visitante, o Atlético tem a terceira melhor campanha, com 15 pontos em 10 jogos, só atrás do Cuiabá e do líder Botafogo.

Felipão sempre foi conhecido por montar defesas fortes. Ainda que o Atlético esteja longe do futebol ideal como conjunto, e até tenha perdido o zagueiro que estava em melhor forma – Igor Rabello se lesionou -, os bons números defensivos ajudam a projetar um returno mais positivo para o time alvinegro.