Dom Geovane Luís da Silva é nomeado bispo diocesano de Divinópolis na manhã desta quarta-feira (19) pelo Papa Francisco. Dom Geovane será o sucessor de dom José Carlos de Souza Campos que, no fim de 2022, foi nomeado para a Arquidiocese de Montes Claros.
Neste período, a diocese de Divinópolis esteve sob os cuidados do administrador diocesano, padre Paulo Sérgio Diniz Mendes.
Com 6 anos de ministério episcopal, completados no último dia 25/03, Dom Geovane assumirá o governo pastoral e administrativo da Diocese de Divinópolis, situada no Centro-Oeste Mineiro, composta por 54 paróquias presentes em 25 municípios.
A posse canônica de Dom Geovane Luís, marcada para o sábado, dia 17 de junho, às 10h, na Catedral do Divino Espírito Santo, em Divinópolis.
Sobre Dom Geovane
Dom Geovane nasceu em Barbacena, no dia 21 de junho de 1971. Filho de José Sabino da Silva e Antônia Ferreira da Silva. Cursou filosofia e teologia no Seminário de Mariana, onde recebeu o ministério de Leitor (1994), Acólito (1995) e foi ordenado Diácono (1996). É pós-graduado em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto.
Dom Geovane atuou por quase 20 anos na região de Mariana e Ouro Preto, como pároco, vigário, administrador paroquial, além de servir como bibliotecário e diretor acadêmico do Curso de Teologia. Em Barbacena, atuou como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade entre 2011 e 2016.
No dia 21 de dezembro de 2016, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte pelo Papa Francisco. Sua ordenação episcopal foi celebrada no dia 25 de março de 2017, em Barbacena. No mesmo ano, dom Geovane foi eleito Secretário do Regional Leste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para o quadriênio 2019-2023.