fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Superintendência Regional de Ensino tira dúvidas de pais sobre retorno de aulas presenciais em Divinópolis

Superintendência Regional de Ensino tira dúvidas de pais sobre retorno de aulas presenciais em Divinópolis

Image

A reportagem do Sistema MPA de Comunicação diante as dúvidas de pais em relação a volta as aulas de forma presencial, em Divinópolis, entrou em contato com a assessoria da Superintendência Regional de Ensino nesta terça-feira (02/11).

A assessoria esclareceu que em Minas Gerais a partir desta quarta-feira (03/11), a participação dos estudantes da rede nas atividades presenciais nas escolas da rede estadual deixará de ser facultativa. Ou seja, o aluno deverá voltar a frequentar as aulas presencialmente. A decisão foi tomada pelo Centro de Operações de Emergência de Saúde (COES), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, que aprovou a 6ª versão do Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais.

Ainda de acordo com a assessoria da Superintendência, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) encaminhou um documento para as escolas com as orientações necessárias. Veja na íntegra nota da Superintendência:

“O estudante deverá frequentar a escola todos os dias letivos, conforme calendário escolar. Com isso, deixará de existir a alternância entre semanas. Os sábados letivos também passam a ser presenciais, podendo ser realizados de forma remota mediante justificativa. Além disso, a partir de agora não haverá mais a necessidade do distanciamento de noventa centímetros nas salas de aula. Mas permanecem vigentes as demais recomendações sanitárias, como o uso correto de máscaras cobrindo boca e nariz por todos, lavagem de mãos, etiqueta respiratória e a limpeza e manutenção frequente das instalações, bem como o rastreamento de contato com pessoas infectadas por covid-19 em combinação com isolamento e quarentena. O retorno só não será obrigatório para os alunos com comorbidades. Caso necessário, a SEE/MG irá contratar novos profissionais, que serão responsáveis por dar continuidade ao ensino remoto para esses estudantes. Além disso, nos municípios em que ainda há decretos publicados que proíbem a abertura das escolas, o ensino remoto segue sendo ofertado aos alunos para a garantia do processo de aprendizagem. O site Estude em Casa e o aplicativo Conexão Escola 2.0 permanecem operantes e as teleaulas do programa Se Liga na Educação também continuarão sendo exibidas na Rede Minas para atenderem aos estudantes do grupo de risco e dos municípios que ainda tem decreto impeditivo de retorno. O Plano de Estudo Tutorado (PET) continuará a ser trabalhado com os estudantes em sala de aula.

A decisão do COES foi possível graças à melhora dos índices epidemiológicos no estado – todas as macrorregiões do estado onda verde do Planos Minas Consciente – e ao avanço da vacinação dos profissionais da educação e jovens. Em Minas Gerais, 100% das doses de vacina necessárias para imunizar os trabalhadores da Educação contra a Covid-19 já foram entregues pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) aos municípios”.

Preparação das escolas:

A orientação da SEE/MG é que as unidades de ensino estejam em contato permanente com suas comunidades para esclarecer possíveis dúvidas e orientar sobre a realização das atividades presenciais. Qualquer dúvida, os pais devem entrar em contato com a direção das Escolas.