Superintendência Regional de Ensino tira dúvidas de pais sobre retorno de aulas presenciais em Divinópolis - Portal MPA

Publicidade

Superintendência Regional de Ensino tira dúvidas de pais sobre retorno de aulas presenciais em Divinópolis

Postado em 02/11/2021 20:01

A reportagem do Sistema MPA de Comunicação diante as dúvidas de pais em relação a volta as aulas de forma presencial, em Divinópolis, entrou em contato com a assessoria da Superintendência Regional de Ensino nesta terça-feira (02/11).

A assessoria esclareceu que em Minas Gerais a partir desta quarta-feira (03/11), a participação dos estudantes da rede nas atividades presenciais nas escolas da rede estadual deixará de ser facultativa. Ou seja, o aluno deverá voltar a frequentar as aulas presencialmente. A decisão foi tomada pelo Centro de Operações de Emergência de Saúde (COES), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, que aprovou a 6ª versão do Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais.

Ainda de acordo com a assessoria da Superintendência, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) encaminhou um documento para as escolas com as orientações necessárias. Veja na íntegra nota da Superintendência:

“O estudante deverá frequentar a escola todos os dias letivos, conforme calendário escolar. Com isso, deixará de existir a alternância entre semanas. Os sábados letivos também passam a ser presenciais, podendo ser realizados de forma remota mediante justificativa. Além disso, a partir de agora não haverá mais a necessidade do distanciamento de noventa centímetros nas salas de aula. Mas permanecem vigentes as demais recomendações sanitárias, como o uso correto de máscaras cobrindo boca e nariz por todos, lavagem de mãos, etiqueta respiratória e a limpeza e manutenção frequente das instalações, bem como o rastreamento de contato com pessoas infectadas por covid-19 em combinação com isolamento e quarentena. O retorno só não será obrigatório para os alunos com comorbidades. Caso necessário, a SEE/MG irá contratar novos profissionais, que serão responsáveis por dar continuidade ao ensino remoto para esses estudantes. Além disso, nos municípios em que ainda há decretos publicados que proíbem a abertura das escolas, o ensino remoto segue sendo ofertado aos alunos para a garantia do processo de aprendizagem. O site Estude em Casa e o aplicativo Conexão Escola 2.0 permanecem operantes e as teleaulas do programa Se Liga na Educação também continuarão sendo exibidas na Rede Minas para atenderem aos estudantes do grupo de risco e dos municípios que ainda tem decreto impeditivo de retorno. O Plano de Estudo Tutorado (PET) continuará a ser trabalhado com os estudantes em sala de aula.

A decisão do COES foi possível graças à melhora dos índices epidemiológicos no estado – todas as macrorregiões do estado onda verde do Planos Minas Consciente – e ao avanço da vacinação dos profissionais da educação e jovens. Em Minas Gerais, 100% das doses de vacina necessárias para imunizar os trabalhadores da Educação contra a Covid-19 já foram entregues pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) aos municípios”.

Preparação das escolas:

A orientação da SEE/MG é que as unidades de ensino estejam em contato permanente com suas comunidades para esclarecer possíveis dúvidas e orientar sobre a realização das atividades presenciais. Qualquer dúvida, os pais devem entrar em contato com a direção das Escolas.