fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Saiba o que funciona e não funciona no feriado de Sexta-feira da Paixão em Divinópolis

Saiba o que funciona e não funciona no feriado de Sexta-feira da Paixão em Divinópolis

Image

A Sexta-feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão é a sexta-feira que ocorre antes do domingo de Páscoa. Neste dia, os cristãos relembram o dia em que Jesus Cristo morreu crucificado. Assim, para os cristãos, a paixão de Cristo representa a crucificação de Jesus Cristo.  De acordo com a Lei n.º 9.093, de 12 de setembro de 1995, a sexta-feira santa é um feriado federal que se realiza na semana santa. Em Divinópolis, saiba o que funciona e não funciona neste feriado:

Bancos:

Os bancos de todo o país não vão abrir na Sexta-Feira Santa, dia 15 de abril, nem no feriado de Tiradentes, no dia 21. A informação foi antecipada pela Febraban, Federação Nacional dos Bancos, para que a população possa se planejar e não ser pega de surpresa com o fechamento das agências.

Apesar de o feriado de Tiradentes cair em uma quinta-feira, os bancos não vão fazer feriado prolongado. Isso significa que na sexta-feira, dia 22 de abril, as agências vão funcionar para atendimento ao público.

A federação informou, ainda, que os serviços de atendimento pela internet, por telefone e pelos aplicativos de celular vão continuar funcionando. A Febraban ressaltou que essas formas de atendimento oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário.

Câmara Municipal de Divinópolis:

Funciona nesta quarta-feira (13/04), na sexta-feira (15/04) não funciona e retorna os trabalhos na segunda-feira (18/04), 12h.

Prefeitura de Divinópolis:

Não funciona na Sexta-Feira Santa (15/04).

Coleta de Lixo:

De acordo com a assessoria da Prefeitura de Divinópolis, a coleta de lixo funciona normalmente neste feriado (15/04).

Serviços essenciais:

Na Sexta-Feira Santa (15/04), funciona os serviços essenciais, como UPA Padre Roberto (UPA), Serviço de Referência em Saúde Mental (Sersam), Serviço Municipal do Luto, serviços na área da saúde.

Comércio:

A CDL Divinópolis orienta que a Sexta-Feira Santa (15/04) é considerada feriado nacional, não havendo expediente no comércio de rua nesta data. Para o funcionamento do comércio em feriados é necessário convenção coletiva de trabalho entre os sindicatos dos empregadores (Sincomércio) e dos empregados (Sincomerciarios). Não havendo esse documento, o trabalho não pode ser exigido. Caso haja alguma alteração divulgaremos. Já na quinta-feira, que antecede e no sábado posterior, o expediente é normal. Para os shoppings e supermercados, que são regidos por convenções trabalhistas, o funcionamento está permitido.

Supermercados de Divinópolis:

Rede ABC: funciona normalmente na sexta feriado

Villefort Atacado e Varejo: estará fechado na sexta feriado e abre no sábado e domingo normalmente

BH: vai funcionar na sexta feriado de 7h às 21h, no sábado de 7h às 21h e no domingo de 7h às 14h.

Mart Minas: vai funcionar na sexta feriado normalmente, e no sábado e domingo também normalmente.

A reportagem está em contato com os outros supermercados