fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Programa de Voluntariado Cemig entrega doações da Campanha Dignidade Menstrual

Programa de Voluntariado Cemig entrega doações da Campanha Dignidade Menstrual

Image

Empregados da Cemig realizaram, durante o mês de março, a Campanha “Dignidade Menstrual” que arrecadou mais de 18 mil unidades de absorventes femininos. Os itens arrecadados estão sendo doados para instituições de apoio e acolhimento a meninas e mulheres em situação de risco social, em diversas regiões do estado.

A iniciativa faz parte das ações do Programa Você – Voluntariado Cemig, que integra as práticas de promoção ESG realizadas pela empresa, estimulando e difundindo a solidariedade e o trabalho voluntário entre os colaboradores, de maneira a potencializar as ações de cidadania participativa e de transformação social.  

Atualmente, já existem inúmeras iniciativas de políticas públicas e não governamentais de combate à pobreza menstrual no país, a exemplo do ‘Programa Dignidade Menstrual’, lançado em 2024 pelo Governo Federal, que garante a distribuição gratuita e continuada de absorventes higiênicos para cerca de 24 milhões de pessoas beneficiadas, que estão entre 10 e 49 anos, e que não têm acesso a esse item fundamental durante o ciclo menstrual.

Entretanto, ainda existem muitas pessoas que menstruam precisando de ajuda, uma vez que a oferta do governo e de outras entidades não atende toda a demanda e muitas instituições buscam apoio e doações.  Ainda há muitas mulheres que recorrem a itens alternativos de contenção do fluxo para sair de casa durante o período menstrual, e isso inclui papel de jornal, palha, sacos de supermercado, papel higiênico, pedaço de tecido e até miolo de pão. Parece absurdo, mas é a realidade de muita gente, e ela tem nome: pobreza menstrual.  

Segundo a analista de sustentabilidade da Cemig, Marina Souza Lúcio Oliveira, foi pensando em contribuir para mudar essa realidade que o Programa Você idealizou a campanha. “A nossa intenção com essa campanha é levar a dignidade menstrual também para quem a distribuição gratuita não contempla, mas ainda assim se encontra em situação de vulnerabilidade. Escolas e instituições que atendem essas pessoas fizeram o alerta sobre essa necessidade e nos inspiraram a agir nesse sentido.”

No centro-oeste do estado, as doações foram destinadas para a Comunidade Terapêutica Pérolas, na zona rural de Divinópolis. A campanha também vai beneficiar instituições em Belo Horizonte, Montes Claros, Uberlândia, Varginha, Pouso Alegre, Governador Valadares e Ipatinga. 

Maria Carmen Gomes Silveira, técnica administrativa da Cemig e uma das voluntárias da campanha, relata a importância da iniciativa: “Há coisas que a gente percebe que são privilégios apenas quando refletimos sobre elas. Para nós, absorventes são itens incorporados ao dia a dia e nem pensamos neles; quando precisamos é só abrir o armário e lá estão. Para tantas mulheres receber um pacote de absorvente é uma forma de reconhecer-se digna e merecedora de um mínimo de atenção, de um olhar compassivo. Para nós custa muito pouco, mas para quem precisa e não pode comprar, receber tem um valor imenso!”

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x