fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Prefeitura desmente que há surto de bactéria em Divinópolis, após morte de 3 crianças em São João Del Rei

Prefeitura desmente que há surto de bactéria em Divinópolis, após morte de 3 crianças em São João Del Rei

Prefeitura desmente que há surto de bactéria em Divinópolis, após casos em São João Del Rei
Prefeitura de Divinópolis

A morte de três crianças – uma de 3 e duas de 10 anos – em São João Del Rei, está causando pânico entre pais e estudantes da cidade. Até o momento, a única confirmação é que as três crianças que tiveram febre e dor de garganta, morreram devido a um tipo de infecção. 

As secretarias de saúde municipal e do Estado investigam se as mortes têm alguma relação com a bactéria Streptococcus pyogenes. A suspeita de infecção pela bactéria veio após a primeira morte, de um menino de 10 anos, no dia 24 de setembro, cuja declaração de óbito emitida pela Santa Casa da cidade atestou causa da morte Sepse por Streptococcus pyogenes. 

Segundo a secretaria municipal de saúde, a criança deu entrada na Santa Casa de Misericórdia de São João del Rei com quadro séptico, febre e infecção de garganta. No entanto, segundo a secretaria municipal de saúde, não houve coleta de material e confirmação laboratorial de ser infecção por Streptococcus.

No dia 2 deste mês, a secretaria municipal de saúde foi notificada sobre a hospitalização de outra criança, de 9 anos, com sintomas de febre, lesão em calcâneo e pé. Segundo o secretário municipal de saúde, Renê Marcos Fernandes, a Santa Casa coletou material da criança e detectou a bactéria da família Streptococcus. Posteriormente o material foi enviado para a Fundação Ezequiel Dias (Funed).Este foi o primeiro caso confirmado por laboratório da bactéria. A criança continuou internada por mais alguns dias, mas respondeu bem ao tratamento, teve alta hospitalar e já está em casa.

No dia 8, a Secretaria foi notificada sobre o óbito de outra criança sanjoanense, de 3 anos, no Maranhão. A criança teria ido até o estado nordestino a passeio com a família.  Na declaração de óbito a causa da morte apontou “insuficiência respiratória aguda, hemorragia pulmonar e infecção não especificada”. A secretaria aguarda agora o resultado da necropsia. A pasta ainda não sabe informar se foi colhido material para exame laboratorial da bactéria Streptococcus.

O terceiro e último óbito foi registrado na segunda-feira (23), de uma menina de 10 anos. Segundo a secretaria, a criança deu entrada na Upa 24h com quadro de febre e dor de garganta e foi transferida para a Santa Casa de São João del Rei. Ela evolui para óbito e a causa da morte foi apontada como “disfunção de múltiplos órgãos como consequência de choque séptico”.

A Fundação Ezequiel tem 15 dias para entregar o resultado.

POSICIONAMENTO PREFEITURA DE DIVINÓPOLIS:

A Prefeitura de Divinópolis se posicionou sobre o caso. Confira nota na íntegra:

“Devido à circulação da notícia dos óbitos de crianças em São João Del Rei, a Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, informa que não temos em nosso município nenhum rumor ou mesmo notificação de surto com suspeita de contaminação por estreptococos. A doença isolada não é de notificação compulsória, somente o surto. Por isso, alertamos que todas as instituições que perceberem sintomas em duas crianças ou mais comunique a vigilância epidemiológica através do telefone (37) 3229- 6866“.

Escolas fechadas em São João Del Rei:

Embora a orientação inicial não apontasse para o fechamento das escolas, a Prefeitura informou, no final da tarde de ontem (24), que as instituições passarão por uma desinfecção e limpeza generalizada a partir desta quarta-feira (25), com suspensão das aulas, sem previsão de retorno.

Prefeitura desmente que há surto de bactéria em Divinópolis, após casos em São João Del Rei
Prefeitura desmente que há surto de bactéria em Divinópolis, após casos em São João Del Rei Foto: assessoria Prefeitura