fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Infestação de moscas: Polícia Ambiental já multou a granja do Cacôco por poluição

Infestação de moscas: Polícia Ambiental já multou a granja do Cacôco por poluição

Image

As autuações resultaram em multas que totalizam valores acima de 200 mil reais. Apesar de possuir uma licença válida até 2031, a granja foi penalizada por não cumprir adequadamente suas obrigações ambientais.

Agora, diante da gravidade da situação e das infrações constatadas, a denúncia precisa ser encaminhada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, que é a responsável pela fiscalização e pela aplicação de medidas adicionais, visando garantir a preservação ambiental e a qualidade de vida dos moradores de Cacoco de Cima.

Empresa esclarece

A reportagem entrou em contato com a Radil Alimentos, acusada pelos moradores. Através de nota, a empresa disse que a granja possui licença ambiental e que cumpre todas as medidas sanitárias. Além disso, o local é fiscalizado constantemente pelos órgãos públicos. Veja a íntegra abaixo:

A granja São Geraldo, de propriedade da Radil Alimentos possui licença ambiental. Nós seguimos rigorosamente as exigências pois só assim podemos operar. Somos constantemente fiscalizados, seja por denúncias, ou seja por rotina de visita da fiscalização.

Muitas pessoas da comunidade e região que já trabalharam e funcionários podem ser testemunhos do quão alto é o investimento mensal feito para o controle do mosquito. O nosso manejo de controle diário de moscas compreende: um caminhão truck com motorista e equipe de 7 homens, inseticidas de diversas ações além de um controlador de pragas.

Todos os galpões tem seu esterco retirado duas vezes por semana, impedindo assim que a mosca complete o ciclo, sendo levado para outra propriedade (40km) também licenciada e preparada para recebe-lo;

A empresa existe a 43 anos, no início existia pouca vizinhança, entendemos o processo de urbanização que ocorreu, e por isso este controle mais rigoroso se tornou uma obrigação e uma responsabilidade que não negligenciamos.

A alta infestação de mosquito, pode ser relacionada com uma racional observação dos últimos 10 dias, no qual vivemos alta e sequencial incidência de chuvas. Não somos os únicos potenciais geradores de mosquitos da região, currais, chiqueiros e galinheiros contribuem, podemos dizer sobre o nosso controle.

A Radil tem um papel social relevante, fato comprovado ao longo da história dos últimos 43 anos no Cacoco, Inhame e imediações com os empregos diretos e indiretos, nos orgulhamos disso;

Nós todos, funcionários, encarregados, gerentes e proprietários da Radil, tanto trabalham, quanto residem, quanto passam fim de semana na região da granja, sabemos do problema atual, intensificamos por isso o controle a partir desde maior desafio do excesso de chuvas;

Somos plenamente abertos à críticas, recebemos ligações e mensagens sobre o momento vivido de todos os lados. Continuaremos sempre. Já tivemos outros desafios. Acreditamos no trabalho, na simplicidade e na boa intenção.