Pular para o conteúdo

Conheça a história de Adolpho Machado, vereador da primeira legislatura de Divinópolis

Image
Adolpho Machado / Grupo Memória de Divinópolis

Por Felipe Machado

Há 143 anos, em 13 de abril de 1882, nascia Adolpho Machado, uma das personalidades marcantes na história de Divinópolis. Filho de Francisco Machado Gontijo e Anna Leopoldina de Jesus. Vão aqui duas passagens da vida de Adolpho:

A primeira, ainda na juventude, marcou a convivência de Adolpho com a jovem Castorina. A menina era filha do primeiro casamento de sua madrasta, sra. Donatila Eudoxia. Após a viuvez, seu pai havia se casado novamente, com uma mulher também viúva, mãe de duas filhas. Criados como irmãos, Adolpho e Castorina cresceram juntos no pequeno Arraial do Espírito Santo do Itapecerica, hoje Divinópolis. Certa vez, alguém da família sugeriu: “Sô Chico, o que acha do casamento do menino Adolpho com a Castorina?” O Sô Chico, nosso Patriarca Francisco Machado Gontijo, nem respondeu. No mesmo dia foi falar com o vigário na Matriz sobre o caso, que concordou. O pároco então fez a maior surpresa.

No domingo seguinte, diante da Matriz lotada, anunciou a todos os proclames do jovem casal. Pegos de surpresa, ambos correram da igreja. Depois que se passaram os dias, junto com alguma insistência dos familiares, os noivos concordaram com o matrimônio.

Adolpho e Castorina se casaram no dia 15 de dezembro de 1907, na Matriz do Espírito Santo do Itapecerica, então Distrito de Henrique Galvão, hoje a cidade de Divinópolis.

Viveram a vida juntos, na antiga casa da esquina da Rua Independencia, hoje Rua Oswaldo Machado, com Serra do Cristal, e deram linhagem a uma grande família.

Antiga residência de Adolpho Machado, Castorina e família, na esquina da Rua Oswaldo Machado com Serra do Cristal, demolida no início dos anos 2000 / Acervo Grupo Memória de Divinópolis.

Outro caso, já mais velho, casado, se passa na recem emancipada Divinópolis. Ocupando o cargo de vereador e vice-presidente sa Câmara Municipal, Adolpho teve que assumir provisóriamente o posto máximo devido a uma doença passageira que acometera o entao ocupante do cargo, sr. Antonio Olimpio de Morais.

Adolpho Machado, sentado, o segundo da esquerda para a direita, eleito para compor a primeira Câmara Municipal de Divinópolis em 1912 / Acervo EmRedes.

Nesse tempo, se viu a necessidade de realizar a limpeza da caixa d’agua da cidade (nao se sabe se era a antiga, localizada na Rua Cristal ou a posterior, no alto da Rua São Paulo, esquina com Rio Grande do Sul). Vendo todos os impecílios e burocracia de se organizar a tal limpeza, Adolpho certa tarde deixou a Câmara, passou em casa, trocou a roupa, e com a ajuda de um companheiro realizou com os proprios punhos a limpeza da bendita caixa d’agua. Quando os demais vereadores terminaram a ata, já voltava o sr. Adolpho e o parceiro, com a caixa d’agua limpa.

Adolpho Machado, de frente para sua residência na antiga Rua Independência, atual Rua Oswaldo Machado / Acervo Grupo Memória de Divinópolis.
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
()
x