Polyana Matias, uma jovem que ficou acamada após ter meningoencefalite em decorrência da dengue, em, 2019, está pedindo fraldas como presente de aniversário de seus 20 anos. Para ajudar a menina, o pix é (31) 8674-6697. Ela que já foi destaque na BBC, conta sua história nas redes sociais como uma forma de alerta para os problemas neurológicos que podem ser causados pela dengue.
De acordo com a história da família, em maio de 2019, Polyana começou a apresentar sintomas comuns de dengue, como febre e dores de cabeça e no corpo. Cinco dias depois, ela começou a ter confusão mental, crises convulsivas e vômitos. Por isso, precisou ser internada na urgência.
A mãe da menina, Elizangela Maria Matias Corrêa, sugeriu que fizessem um exame de sangue para analisar as plaquetas, tendo sido confirmado as baixas plaquetas e a necessidade de restabelecer elas. Na época, a suspeita era de meningite, pois, até então, nunca tinham ouvido falar da meningoencefalite causada pela dengue. A jovem chegou a ser entubada e sedada, sendo encaminhada para o CTI pediátrico pois as lesões cerebrais estavam muito grandes. Confira a entrevista completa feita pelo Jornal Candidés.