fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Feriado de finados: veja o que abre e o que fecha em Divinópolis

Feriado de finados: veja o que abre e o que fecha em Divinópolis

Image
feriado Divinópolis

No feriado de Dia de Finados, na terça-feira (2), funcionarão em Divinópolis os serviços considerados essenciais como: Unidade de Pronto Atendimento Padre Roberto (UPA 24 horas), Emergência do Serviço de Referência em Saúde Mental (Sersam) e Serviço Municipal do Luto. Esses serviços não sofrerão qualquer interrupção para assegurar o pleno atendimento à população. 

Supermercados:

Na terça-feira (2), os supermercados estão autorizados a funcionar, em Divinópolis existe uma convenção coletiva feita pelo Sincomércio e sindicatos dos empregadores, onde que por adesão às empresas do setor supermercadista poderão funcionar, desde cumpram as exigências estabelecidas. Os horários de funcionamento são definidos pelas empresas de forma autônoma.

Comércio:

A legislação divinopolitana atualmente não impõe nenhuma restrição para o funcionamento do comércio no feriado. No entanto, o assessor jurídico da CDL Divinópolis, Tadeu Saint’Clair, esclarece que somente as empresas do comércio de Divinópolis que anteciparam o feriado de 02 de novembro de 2021 durante a vigência da Medida Provisória 1.046/2021 (com folga concedida entre 28/04/2021 e 25/08/2021) poderão solicitar o trabalho dos colaboradores no feriado de 02/11/2021.
 

De acordo com o Sincomércio, não haverá Convenção Coletiva permitindo o trabalho no dia 02 de novembro, exceto para o setor de alimentos e para o Shopping Pátio, que já têm convenção permitindo o trabalho. A Prefeitura de Divinópolis, por meio do Decreto nº 14.290 de 26 de março de 2021, antecipou quatro feriados municipais: Aniversário de Divinópolis (1º de junho), Corpus Christ (3 de junho) e o Dia de Imaculada Conceição (8 de dezembro) de 2021 e este último também de 2022. A folga desses feriados foi realizada nos dias 29, 30 e 31 de março e 1º de abril (segunda a quinta-feira), período em que o comércio já estava fechado devido a Onda Roxa.

Prefeitura e Câmara Municipal:

A Prefeitura e Câmara Municipal de Divinópolis não funcionam neste feriado e não funcionam também nesta segunda-feira (01), mas retomam as atividades na quarta-feira (3).

Bancos:

A FEBRABAN informa que não haverá atendimento nas agências bancárias na terça-feira (2), em função do feriado de Finados. A população poderá usar os canais alternativos de atendimento para realizar as operações bancárias – como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e carnês com vencimento marcado para essa data poderão ser pagos no próximo dia útil sem incidência de multa. Mesmo durante o feriado, os canais eletrônicos e caixas eletrônicos funcionam normalmente, facilitando a vida do consumidor.

Sobre visitação nos cemitérios:

Cemitérios de Divinópolis, no dia 02 de novembro, feriado de Finados, receberão os visitantes a partir de 7h até 18h. Não será necessário agendamento ou inscrição prévia, mas recomenda-se manter o distanciamento social, uso de álcool e máscara.  O feriado é a ocasião na qual milhares de pessoas se dirigem aos cemitérios para homenagear e preservar a memória de seus entes queridos.

O Secretário de Operações e Serviços Urbanos de Divinópolis, Gustavo Mendes Martins, em entrevista ao Sistema MPA de Comunicação, disse que a Secretaria tem dado atenção especial para o Dia dos Finados. “O intuito é dá maior conforto aos visitantes, e para isso, está ocorrendo a capina, limpeza dos cemitérios, pinturas ao entorno dos cemitérios para receber o público muito bem. Aqui em Divinópolis, a estimativa de visitação é de 5 a 10 mil pessoas. Nesse ano não restringimos a visita, o que pedimos é que as pessoas usem máscara, usem o álcool em gel, não se aglomerem, façam suas orações o mais breve possível, por causa da pandemia”, explicou o Secretário.

Os  nove cemitérios municipais, são: Centro, Bom Pastor, Interlagos, Belvedere, Jusa Fonseca (Parque Divino Espírito Santo), Santo Antônio dos Campos, Amadeu Lacerda, Buritis e Costas.

Coleta de Lixo:

A qualquer momento detalhes sobre como funcionará horário de coleta de lixo.