fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Estado quer passar escolas para o município; prefeitura diz que é fake news, mas participa de reuniões

Estado quer passar escolas para o município; prefeitura diz que é fake news, mas participa de reuniões

Cartaz pela permanência de escola
Alunos da Escola Estadual Belo Vale pedem a permanência da escola

reunião belo vale
Representantes da Semed participaram de reunião no Belo Vale.

A prefeitura de Divinópolis disse em nota que são falsas as notícias sobre a municipalização de escolas estaduais. No entanto, representantes da Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis (Semed) participaram de uma reunião no bairro Belo Vale em que a superintendente regional de Ensino, Luiza Amélia Coimbra, comunicou que a Escola será fechada e absorvida pelo Escola Municipal Padre Guaritá, se transformando em um anexo da escola do município. A nota da Semed não comentou essa reunião.

Na reunião e a representante da prefeitura disse que o município está disposto a absorver a escola. Também participaram assessores da deputada Lohanna (PV) e do vereador Ademir Silva (MDB)

Portanto, alguém está faltando com a verdade. E não é a imprensa.

reunião belo vale
Superintendente ouve relato de mãe em reunião no Belo Vale.

O fato é que o “Mãos dadas”, projeto que visa passar a gestão do ensino para os municípios, foi barrado na Câmara ano passado. Por isso, na reunião, a superintendente fez questão de frisar que o termo é absorção. Ou seja, o governo do estado quer transferir a responsabilidade para o município usando de brechas e sem a aprovação de vereadores e da população.

A nota da Semed também ignorou as informações sobre o Cemei Professora Maria Dalva e as escolas estaduais São Vicente Nossa Senhora do Sagrado Coração, que também estão para ser transformadas em anexos de escolas municipais.

A TV Candidés tentou ouvir a prefeitura sobre o tema, mas a diretoria de comunicação afirmou que não tinha nada oficial para falar. Já a superintendente regional de Ensino disse que estava em Belo horizonte e ainda não retornou.

Veja a íntegra da nota:

“A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), vem a público esclarecer a toda a comunidade escolar que NÃO houve adesão ao projeto Mãos Dadas, proposto pela Secretaria de Estado da Educação em 2022.

Portanto, NÃO HAVERÁ MUNICIPALIZAÇÃO de escolas estaduais. Todas as notícias a esse respeito são inverdades, FAKE NEWS. A Semed repudia toda e qualquer forma de disseminação de informações enganosas que alegam articulações entre as redes municipal e estadual que firam os direitos das crianças e adolescentes do município ou sejam controversas ao avanço da expansão do atendimento de qualidade a seus estudantes. 

Importante frisar que a rede municipal possui um sistema de cadastramento escolar e de estudo do fluxo escolar que orienta todo o planejamento do atendimento aos estudantes matriculados nas suas unidades escolares. E, que o sistema de cadastramento escolar e de estudo do fluxo escolar para as escolas estaduais é realizada pelo Governo, em Divinópolis, por meio da Superintendência Regional de Ensino.

A exemplo disto, a Prefeitura de Divinópolis intensificou nos últimos meses, o monitoramento das ações de construção da Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro, que nunca foram paralisadas nessa gestão!”

Veja também

Halim Souki

Três escolas de Divinópolis na lista de municipalização

O Projeto De Mãos Dadas do Governo do Estado foi lançado em 2021, prevê a municipalização de escolas da rede estadual. Os municípios receberiam recursos para garantir a transição. Entretanto, segundo…

Deputada Lohanna solicita Audiência Pública sobre municipalização “irregular”

Deputada Lohanna solicita Audiência Pública sobre municipalização “irregular”

A deputada Lohanna (PV), solicitou durante reunião da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta quarta-feira (16/08), uma Audiência Pública, para tratar de uma…

Vereador demonstra preocupação com possível fechamento da escola do Belo Vale

Vereador demonstra preocupação com possível fechamento da escola do Belo Vale

A comunidade escolar do bairro Belo Vale, em Divinópolis está preocupada com o futuro da escola, conforme o vereador Ademir Silva, a preocupação central gira em torno de uma denúncia…