A prefeitura de Divinópolis disse em nota que são falsas as notícias sobre a municipalização de escolas estaduais. No entanto, representantes da Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis (Semed) participaram de uma reunião no bairro Belo Vale em que a superintendente regional de Ensino, Luiza Amélia Coimbra, comunicou que a Escola será fechada e absorvida pelo Escola Municipal Padre Guaritá, se transformando em um anexo da escola do município. A nota da Semed não comentou essa reunião.
Na reunião e a representante da prefeitura disse que o município está disposto a absorver a escola. Também participaram assessores da deputada Lohanna (PV) e do vereador Ademir Silva (MDB)
Portanto, alguém está faltando com a verdade. E não é a imprensa.
O fato é que o “Mãos dadas”, projeto que visa passar a gestão do ensino para os municípios, foi barrado na Câmara ano passado. Por isso, na reunião, a superintendente fez questão de frisar que o termo é absorção. Ou seja, o governo do estado quer transferir a responsabilidade para o município usando de brechas e sem a aprovação de vereadores e da população.
A nota da Semed também ignorou as informações sobre o Cemei Professora Maria Dalva e as escolas estaduais São Vicente Nossa Senhora do Sagrado Coração, que também estão para ser transformadas em anexos de escolas municipais.
A TV Candidés tentou ouvir a prefeitura sobre o tema, mas a diretoria de comunicação afirmou que não tinha nada oficial para falar. Já a superintendente regional de Ensino disse que estava em Belo horizonte e ainda não retornou.
Veja a íntegra da nota:
“A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), vem a público esclarecer a toda a comunidade escolar que NÃO houve adesão ao projeto Mãos Dadas, proposto pela Secretaria de Estado da Educação em 2022.
Portanto, NÃO HAVERÁ MUNICIPALIZAÇÃO de escolas estaduais. Todas as notícias a esse respeito são inverdades, FAKE NEWS. A Semed repudia toda e qualquer forma de disseminação de informações enganosas que alegam articulações entre as redes municipal e estadual que firam os direitos das crianças e adolescentes do município ou sejam controversas ao avanço da expansão do atendimento de qualidade a seus estudantes.
Importante frisar que a rede municipal possui um sistema de cadastramento escolar e de estudo do fluxo escolar que orienta todo o planejamento do atendimento aos estudantes matriculados nas suas unidades escolares. E, que o sistema de cadastramento escolar e de estudo do fluxo escolar para as escolas estaduais é realizada pelo Governo, em Divinópolis, por meio da Superintendência Regional de Ensino.
A exemplo disto, a Prefeitura de Divinópolis intensificou nos últimos meses, o monitoramento das ações de construção da Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro, que nunca foram paralisadas nessa gestão!”
Veja também
Três escolas de Divinópolis na lista de municipalização
O Projeto De Mãos Dadas do Governo do Estado foi…
Deputada Lohanna solicita Audiência Pública sobre municipalização “irregular”
A deputada Lohanna (PV), solicitou durante reunião da Comissão de…
Vereador demonstra preocupação com possível fechamento da escola do Belo Vale
A comunidade escolar do bairro Belo Vale, em Divinópolis está…