A tradicional Festa de São Francisco de Paula, marca 258 anos de fé, cultura e devoção, em Divinópolis. O evento, que iniciou em 1767, é uma das mais antigas festividades da cidade, sendo um tributo ao padroeiro secundário da Catedral e do município. A imagem de São Francisco de Paula também viveu uma polêmica bem mais recente, quando foi enviada a Pitangui, depois disso foram várias buscas em reaver essa imagem até que Divinópolis conseguiu na justiça a posse da arte sacra.
História e Tradição
A celebração remonta à época dos fundadores da futura Divinópolis: Sargento-Mor Gabriel da Silveira Pereira, Tomás Pereira e Capitão Francisco de Araújo e Sá. Em 1760, os três adquiriram sesmarias e, motivados pela devoção, construíram uma capela dedicada a São Francisco de Paula e ao Divino Espírito Santo. Essa construção se tornou o marco inicial das festividades que atravessaram gerações.
Programação Religiosa
A programação da festa de São Francisco de Paula começa com um tríduo de missas nos dias 10, 11 e 12 de janeiro:
- Dias 10 e 11: Missas às 19h.
- Dia 12: Missa às 18h.
No dia 13 de janeiro, data oficial da festa, a programação especial ocorrerá às 19h, reunindo fiéis e a comunidade para momentos de oração, celebração e homenagens ao padroeiro.
Museu da Catedral
Outro marco a ser celebrado é o aniversário de 9 anos do Museu da Catedral. Inaugurado para preservar a história religiosa e cultural da cidade, o espaço estará aberto no segundo domingo do mês, logo após as celebrações das 9h e 18h. A visita é uma oportunidade para conhecer mais sobre o rico patrimônio histórico de Divinópolis.