fbpx
Pular para o conteúdo

Divinópolis celebra 100 anos da chegada dos Franciscanos

Image

Há exatos 100 anos, em 1924, Divinópolis testemunhou um marco histórico com a chegada dos Franciscanos, os religiosos assumiram a Paróquia do Divino Espírito Santo, desencadeando uma era de progresso e desenvolvimento para a cidade.

A partir daquela primeira visita, Divinópolis experimentou um renascimento espiritual e intelectual. Sob a tutela dos Franciscanos, surgiram o primeiro curso superior e um centro teológico, tornando a cidade um polo de conhecimento e reflexão.

O legado dos Franciscanos vai além das instituições educacionais que fundaram. Personalidades notáveis, como os Cardeais Dom Aloísio Lorscheider e Dom Claudio Hummes, além de Frei Bernardino Leers, deixaram sua marca na comunidade, inspirando gerações com seu compromisso com a fé e o serviço.

A história dessa jornada remonta a 8 de abril de 1924, quando o padre José Alexandre, vigário de Carmo do Cajuru, escreveu a Dom Cabral, então Arcebispo de Belo Horizonte, oferecendo a Paróquia do Divino Espírito Santo aos Frades. Esta oferta generosa foi aceita pelos Freis Paulo Stein e Julio Berten, que empreenderam a missão de construir um novo futuro para Divinópolis.

O projeto inicial de restaurar o casarão da Matriz evoluiu para algo muito maior. Surgiu a ideia de estabelecer um colégio e um seminário na parte nova da cidade, complementando a matriz com um amplo terreno dedicado ao ensino e à formação espiritual.

A celebração dos 100 anos será marcada por uma emocionante missa no Santuário de Santo Antônio. Neste dia 11 de abril, às 19h, abaixo a programação completa