fbpx
Pular para o conteúdo

Rodyson propõe que CIS-URG, gestor do Samu, assuma a UPA

Image

O Consórcio CIS-URG, responsável pela administração do SAMU pode assumir a UPA Padre Roberto. A proposta é do vereador Rodyson do Zé Milton e será apresentada desta terça-feira, 29, na tribuna da Câmara. “Essa é a melhor alternativa diante do caos registrado nos últimos meses em Divinópolis. O CIS-URG é considerado o mais eficiente de Minas Gerais consórcio de saúde e um dos mais qualificados do Brasil. Possui capacidade técnica e administrativa para assumir a unidade. Prova disso é o trabalho que faz frente ao SAMU”, completa o vereador.

Segundo Rodyson a IBRAPP não pode continuar gerindo a UPA. Para ele, o modelo adotado até hoje não se mostrou eficiente. “Tivemos a Santa Casa de Formiga, o IBDS e agora a IBRAPP, todas apresentaram problemas e quem pagou por isso foi a população, em alguns casos com a própria vida”, ressalta. Segundo ele, para essas empresas trata-se de um negócio lucrativo. “No caso de um consórcio de saúde pública como o CIS-URG, não há essa pretensão de lucro. Além disso, o SAMU lida constantemente com casos de urgência e emergência, o que garante o know-how necessário para assumir a UPA, inclusive sendo hoje o administrador do socorro aéreo de Minas Gerais graças à competência que tem”.

Rodyson também destaca outras medidas que podem aliviar a situação, além da mudança na gestão da unidade. Uma delas é a possibilidade de contratação de telemedicina em conjunto com o CISVI, o Consórcio de Saúde dos Municípios do Vale do Itapecerica. “O Cisvi também tem ampla atuação na realização de consultas e exames e está legalmente amparado para prestar esse tipo de serviço.”

A telemedicina, já amplamente utilizada desde a pandemia, garantiria o atendimento em muitos casos sem a necessidade de o paciente se deslocar até a UPA, principalmente nos casos que não são classificados como urgência e emergência, nos quais as pessoas precisam esperar por longos períodos para a consulta. “Também apresentaremos essa possibilidade na Tribuna da Câmara amanhã. O momento é de buscar soluções eficazes para melhorar o atendimento à população”, finaliza Rodyson do Zé Milton.

Texto produzido pela assessoria do vereador Rodyson do Zé Milton, o que não reflete, necessariamente, as opiniões do Portal MPA

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x