fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • CRAS de Divinópolis vai identificar beneficiários da tarifa social da Copasa

CRAS de Divinópolis vai identificar beneficiários da tarifa social da Copasa

Image

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Divinópolis, está preparado para identificar beneficiários da tarifa social. Visando beneficiar cada vez mais clientes inseridos na realidade da tarifa social, a equipe de Desenvolvimento Social da Copasa em Divinópolis concluiu um importante treinamento nas cinco unidades do CRAS da cidade. Os servidores municipais receberam orientações sobre o programa que concede até 50% de desconto nas contas de água e esgoto para a população de baixa renda.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a equipe da Copasa repassou cartilhas que explicam os benefícios e como aderir a eles. Esse material está disponível em todas as unidades do CRAS para quem solicitar atendimentos, além de também ser oferecido àqueles clientes que os funcionários municipais identificarem como possuidores dos pré-requisitos para aderirem ao benefício.

Podem solicitá-lo todos os que se encaixam na categoria residencial e possuem renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa que vive no mesmo imóvel. Os solicitantes também devem estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) – um sistema do governo federal que reúne informações sobre as famílias de baixa renda.

Segundo o supervisor administrativo da Copasa Reginaldo Teodoro, é um compromisso da Companhia manter parcerias e serviços que beneficiam a população. “A equipe de Desenvolvimento Sustentável tem como princípio o diálogo e, com isso, busca contato com órgãos que têm contato direto com a população, a exemplo dos CRAS, para que possamos divulgar os benefícios que a Copasa disponibiliza para os clientes, principalmente os de menor renda e, portanto, mais vulneráveis”, afirmou.

Passo a passo

Após a inscrição no CadÚnico, o cliente deve procurar a Copasa e apresentar RG, CPF, Título de Eleitor, NIS (Número de Inscrição Social), Código Familiar (está no documento denominado Folha Resumo Cadastro Único) e a última conta de água.

Os beneficiários devem informar nascimentos ou óbitos na família, mudanças de endereço, se algum membro começou ou deixou de morar no mesmo imóvel, dentre outras questões. É importante que os dados do CadÚnico sejam atualizados periodicamente. A não atualização das informações pode acarretar perda da tarifa social.